Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Viaje no ano-novo e descubra cinco dicas para deixar jet lag em Portugal

Miriam Augusto, viajante profissional, partilha dicas para que o jet-lag não seja problema nesta viagem de ano novo.

Viaje no ano-novo e descubra cinco dicas para deixar jet lag em Portugal
Notícias ao Minuto

18:00 - 18/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dicas

A entrada no novo ano é um momento celebrado em todo o mundo. Enquanto uns preferem fazê-lo 'cá dentro', outros optam por festejar em países distantes, seguindo tradições culturais diferentes. Quando as mudanças horárias são muito acentuadas, o efeito 'jet-lag' acaba por se fazer sentir durante os primeiros dias de viagem.          

Para amenizar a fadiga, desconcentração, e até enjoos e irritação que o 'jet-lag' acarreta, e impedir que o mesmo seja uma condicionante para aproveitar tudo o que a viagem de ano novo tem para oferecer, a viajante profissional e fundadora da agência The Wanderlust, Miriam Augusto, partilha cinco conselhos essenciais.

Preparar o organismo com antecedência

Começar a adaptar o organismo ao fuso-horário do destino alguns dias antes da viagem. “É importante que as nossas horas de sono não se alterem de forma brusca. Devemos, portanto, nos dias que antecedem a viagem, deitarmo-nos mais tarde, no caso de irmos viajar para o Ocidente, ou mais cedo se a rota terminar no Oriente. Iremos assim estar mais preparados para o que aí vem”, refere Miriam Augusto.

Boa alimentação

Durante o voo, a alimentação saudável e equilibrada é essencial. Deve optar-se por refeições leves e, preferencialmente, ricas em proteína. Beber muita água e evitar bebidas alcoólicas é igualmente importante. Uma vez no destino, a estabilidade do sistema imunitário passa por fazer refeições respeitando o horário local.

Fazer exercício

Muitas horas de voo não tem que implicar muitas horas sem nos movimentarmos. Para aliviar a tensão, aumentar endorfinas e evitar problemas de circulação é aconselhado caminhar dentro do avião, exceto em voos com muita turbulência, e alongar frequentemente. A atividade física é uma excelente forma de estabilizar o organismo, mesmo após a chegada ao local.

Não fazer sestas

Apesar das sestas ajudarem a combater o cansaço imediato, podem dificultar a noite de sono. Refere Miriam que “mesmo se estivermos exaustos, é preferível ficar acordado até à noite, para aumentar a probabilidade de conseguirmos uma noite de sono de, pelo menos, oito horas seguidas. Adormecer muito cedo, antes das 21h, por exemplo, é outro comportamento a evitar”. 

Apanhar sol

Assim que se chega ao destino, pode amenizar-se os efeitos do jet-lag através da exposição à luz solar. Esta é uma forma de enganar o organismo e estabilizar o relógio biológico.

Também para a The Wanderlust a entrada em 2019 é uma data que merece ser assinalada. Por isso mesmo, a agência planeou para esta época duas viagens diferentes: uma a Bali e outra pelos segredos do México. As viagens são sempre feitas em grupo, de mochila às costas com a orientação de um líder, viajante profissional conhecedor do destino.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório