Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

A música de Natal que toca nas lojas está a manipulá-lo… entenda como

De acordo com a ciência a música de Natal que toca nas lojas tem um propósito e um propósito apenas – e não, não é enlouquecê-lo nem a si ou aos lojistas… afinal, o que se pretende é que compre e gaste mais, muito mais.

A música de Natal que toca nas lojas está a manipulá-lo… entenda como

Psicólogos especializados na área da música não estão de todo surpreendidos. Aliás, referem que há algo na música de Natal que torna esses sons sazonais especialmente irritantes.

Qualquer lista musical que seja repetida incessantemente tem o potencial de causar aborrecimento, mas ao que parece há algo especialmente exasperante na música de Natal, provavelmente porque exacerba emoções de stress financeiro ou emocional, numa altura do ano em que é suposto imperar a felicidade e o bem-estar.

Mais ainda, os psicólogos alertam que a música de Natal que toca nas lojas tem o intuito de fazer com que gaste mais dinheiro, o que por sua vez causará igual e posteriormente mais stress.

Não se engane! Os comerciantes não tocam estas músicas como forma de demonstrarem a sua adoração por esta época do ano...

É tudo uma questão de dinheiro. Tocar cânticos de Natal relembra-o simplesmente da necessidade de comprar presentes e das obrigações financeiras e sociais que a época de festa acarreta consigo.

Um estudo de 2003, realizado por investigadores da Universidade Washington State, nos Estados Unidos, apurou que os clientes expostos a músicas de Natal e a aromas natalícios – tais como pinho ou canela – se sentiam mais positivos relativamente à loja onde se encontravam e mais recetivos a comprarem, o que resultou com que gastassem mais dinheiro.

“Se aquele tipo de música não tivesse uma função concreta, os comerciantes não a tocariam”, explica o professor de estudos culturais e de comunicação Peter Christenson, docente naquela universidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório