Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Esquece-se de tudo? Saiba como corrigir o problema, a ciência explica

Provavelmente quando tem que se lembrar de algo importante opta por escrever uma nota. Todavia, um estudo publicado recentemente no periódico científico Experimental Aging Research refere que poderá existir um outro método mais eficaz para que consiga manter as memórias verdadeiramente importantes…

Esquece-se de tudo? Saiba como corrigir o problema, a ciência explica
Notícias ao Minuto

20:00 - 17/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cabeça de 'vento'

A solução é simples – opte por desenhar.

Desenhar funciona de uma forma que escrever simplesmente não consegue, forçando o cérebro a processar informação visual, traduzindo o significado de uma palavra numa imagem e levando ainda ao mesmo tempo avante um ato físico – explica Melissa Meade, coautora do estudo e investigadora na área de neurociência, na Universidade de Toronto, no Canadá, à revista norte-americana TIME.

“Desenhar ativa várias regiões do cérebro, o que não acontece quando está simplesmente a escrever informação num papel ou no telemóvel. Achamos que esta abordagem multifacetada beneficia a mente e a memória”, explica.

E segundo aquela pesquisa os adultos de idade mais avançada poderão ser o grupo populacional que mais beneficia deste método.

“Com o envelhecimento é normal surgirem alterações nas áreas do cérebro responsáveis pelo processamento da memória e da linguagem”, refere Meade.

“Todavia, essas alterações destrutivas não ocorrem com tanta preponderância nas partes do cérebro envolvidas com o processamento sensorial de informação visual” - como tal desenhar significa retirar vantagens destas “regiões relativamente bem preservadas da mente humana”, aumentando assim a memória.

Meade e Myra Fernandes, professora de psicologia na mesma Universidade, confirmaram esses resultados após conduzirem uma série de experiências que envolveram 48 adultos, de idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório