Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Afinal, qual é o melhor treino para o coração: musculação ou aeróbico?

Especialista explica qual a atividade física que mais favorece a saúde cardiovascular.

Afinal, qual é o melhor treino para o coração: musculação ou aeróbico?

Recomendada para todas as idades, a atividade física é a melhor medida para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares. Todo o tipo de exercício físico conta: desde os mais leves, como caminhadas e andar de bicicleta, ao treino mais moderado ao exaustivo, tais como a musculação e lutas. Mas qual será o mais benéfico para o coração?

De acordo com uma pesquisa recente realizada na Universidade St. George, em Granada, nas Índias Ocidentais, as atividades mais favoráveis à saúde cardiovascular são as de resistência, que demandam mais força, como a musculação. Os investigadores chegaram a essa conclusão após analisarem dados de 4.086 mil pessoas, de diferentes idades, sexos e etnias, descobrindo que qualquer atividade física já ajuda a diminuir entre 30% a 70% as chances de doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, excesso de peso e de colesterol alto.

Mas os melhores resultados fizeram-se notar no grupo de pessoas que praticavam exercícios de resistência, deixando o coração mais forte

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Élcio Pires Júnior, as atividades tornam-se vantajosas para a saúde do coração quando realizadas com frequência. “Quando praticamos uma atividade física de forma regular, o coração trabalha com mais eficiência, sem realizar um esforço desnecessário”, conta.

Não é preciso passar diariamente horas no ginásio para proteger o coração, o especialista reforça que 150 minutos por semana de atividades já têm um impacto positivo significante: cerca de 14% na redução de riscos de doenças cardíacas.

Entre musculação e o aeróbico, prefira uma combinação dos dois

“O ideal é realizar os dois tipos de atividade física. O aeróbico e a musculação juntos ajudam na respiração, na musculatura, na frequência cardíaca, melhorando a circulação sanguínea, fortalecendo os vasos, deixando-os mais flexíveis e saudáveis”, diz Júnior.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório