Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Cientistas detetam "sinal subtil" que Alzheimer será irradicado no futuro

Uma equipa de cientistas norte-americanos identificou um “sinal subtil” de que a doença de Alzheimer será eventualmente erradicada através do processo de seleção natural das espécies.

Cientistas detetam "sinal subtil" que Alzheimer será irradicado no futuro
Notícias ao Minuto

10:00 - 13/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Revolução

O novo e inédito estudo apurou que certas patologias têm de facto diminuído apenas no espaço de algumas gerações.

E os cientistas acreditam que a doença de Alzheimer poderá deixar de afligir a espécie humana no futuro devido ao processo de seleção natural das espécies.

A patologia – e outras tais como a asma e o colesterol elevado – poderá ser extinta do código genético em alguns milhares de anos, dizem os investigadores.

Os académicos analisaram as amostras genéticas de 150 mil norte-americanos e detetaram que certas variações naquela doença haviam diminuído apenas no espaço de duas gerações.

Pensa-se que os homens com Alzheimer tendem a ter menos filhos, enquanto que tanto os homens como as mulheres com aquela doença tornam-se incapazes de cuidar dos netos, o que significa que os seus descendentes terão igualmente menos filhos.

O estudo foi realizado por investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido e da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e publicado no periódico científico PLOS Biology.

O geneticista evolutivo da Universidade de Columbia, Joseph Pickrell, disse: “Trata-se de um sinal subtil, mas já encontrámos provas genéticas que o processo de seleção natural está a ocorrer neste momento na população moderna e desde há várias gerações”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório