Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Para saber se está em risco de cancro da próstata olhe para a cintura...

Homens de cintura larga têm um maior risco de desenvolver tipos mais agressivos de cancro da próstata, revela um novo e extenso estudo britânico. Este trata-se do tumor mais comum entre a população masculina.

Para saber se está em risco de cancro da próstata olhe para a cintura...
Notícias ao Minuto

07:00 - 13/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Um levantamento realizado com 140 mil homens de oito países europeus, e partilhado pela BBC News, divulga que 10 centímetros a mais na circunferência abdominal aumenta a probabilidade de desenvolver o cancro em 13%.

Sendo o grupo com maior risco o dos homens com cintura superior a 94 cm, indicou o estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O estudo, que foi apresentado na Cúpula de Obesidade Europeia em Gotemburgo, na Suécia, analisou a associação entre as medidas do corpo de homens na faixa dos 50 anos e o risco de cancro da próstata em 14 anos.

Durante o período, registaram-se cerca de sete mil casos de cancro da próstata, dos quais 934 revelaram-se fatais.

Os investigadores descobriram que homens com um Índice de Massa Corporal (IMC) alto e uma cintura larga têm um maior risco de desenvolver cancro da próstata de alto risco.

Por exemplo, homens com cintura de 94 cm apresentavam 13% maior risco de cancro de próstata agressivo do que homens com cintura de 84 cm.

Os cientistas também observaram um maior risco de morte devido aquele tumor quando o IMC e circunferência abdominal eram mais elevados.

Aurora Pérez-Cornago, da Universidade de Oxford, disse que o estudo mostrou que a associação entre o tamanho do corpo e o cancro da próstata é complexa e varia conforme a agressividade da doença.

Segundo a investigadora, os grandes vilões são as hormonas causadoras de cancro presentes nas células de gordura.

A recomendação da especialista é de que os "homens devem manter um peso saudável e se possível perder medidas na cintura”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório