Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Risco de cancro da mama “aumenta em 80%” para este grupo de mulheres

Ter filhos eleva o risco de aparecimento de cancro da mama até 80% nas mulheres mais jovens, revela um novo e extenso estudo.

Risco de cancro da mama “aumenta em 80%” para este grupo de mulheres
Notícias ao Minuto

09:00 - 11/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Apesar de há muito a comunidade científica saber que a maternidade protege contra a doença cancerígena ao alterar os níveis das hormonas chave na fomentação de tumores e reduzindo igualmente o risco de mutação das células na mama – afinal, parece que há uma exceção.

Após analisarem dados provenientes de mais de 900 mil mulheres, os especialistas apuraram que esse efeito benéfico começa apenas quando as mulheres se aproximam dos 60 anos.

Antes desse número ‘mágico’, a maternidade aumenta as chances de desenvolvimento de cancro da mama até 80%, comparativamente às mulheres sem filhos.

A descoberta – levada a cabo por cientistas do London’s Institute of Cancer Research, no Reino Unido – refere-se a mulheres na casa dos 30, 40 e 50 anos.

A médica e cientista Hazel Nichols, docente na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, disse à publicação The Guardian: “Apurámos que pode levar mais de 20 anos após o parto para os organismos das ditas mulheres desenvolverem um efeito protetivo contra o cancro da mama”.

“Antes disso, o risco é realmente maior entre as mulheres que deram à luz”.

A idade média para o diagnóstico de cancro da mama incide por volta dos 62 anos.

A meta-análise analisou mais de 15 estudos internacionais diferentes. E concluiu que para as mulheres com menos de 55 anos a probabilidade de aparecimento de cancro subia a pique nos cinco anos após terem sido mães.

Sendo que as chances de padecerem da doença subiam ainda mais se tivessem dado à luz após os 25 anos.

A pesquisa concluiu ainda que as mulheres mostravam ter um maior risco de contrair o tumor mamário quando adiavam a maternidade até meados dos 30 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório