Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, por que sofremos tanto quando os animais são maltratados?

Para alguns indivíduos até pode parecer exagero… mas muitos sentem de facto uma grande empatia por cães, mais até do que por outro ser humano. É o seu caso?

Afinal, por que sofremos tanto quando os animais são maltratados?

De acordo com vários estudos, existe deveras uma grande sensibilização quando o assunto é maus tratos contra animais e especificamente quando esses ataques têm como alvo cães.

Um estudo realizado no ano passado, publicado na revista Society & Animals, mostrou que os indivíduos se sensibilizam mais com abusos ou agressões que envolvam cães, comparativamente aquelas que envolvem a nossa própria espécie.

Havendo apenas uma exceção… quando a situação com humanos inclui bebés: sendo neste caso o nível de empatia mais elevado com os últimos.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram a reação de 240 estudantes de doutoramento a casos de espancamentos de cães e pessoas. Na primeira parte do estudo, os voluntários leram uma notícia fictícia cujas vítimas poderiam ser um cão (bebé ou adulto) ou um ser humano (um bebé de 1 ano ou um adulto de 30). Apesar de os textos serem parecidos, o fato de a vítima ser animal, independentemente da idade, pareceu instigar maior empatia no participantes. Aliás, a comoção destinada aos seres caninos só foi menor quando a notícia envolvia bebés.

Outra pesquisa realizada em 2015 pela Harrison’s Fund chegou a uma conclusão semelhante. “Cães, sejam eles jovens ou adultos, são vistos como detentores das mesmas qualidades associadas a bebés humanos; eles são vistos como incapazes de se proteger totalmente”, explicaram, na altura os investigadores.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório