Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Exame revolucionário deteta em 10 minutos se indivíduos têm cancro

O novo exame ao sangue está a ser aclamado como uma “ferramenta grandiosa de mudança no mundo da medicina”, já que se diz ser capaz de detetar a presença de células malignas em qualquer parte do corpo.

Exame revolucionário deteta em 10 minutos se indivíduos têm cancro
Notícias ao Minuto

09:00 - 05/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tumores

Os cientistas criaram um exame ao sangue revolucionário que consegue dizer aos pacientes se estão a sofrer de quase qualquer tipo de cancro – e em apenas 10 minutos.

O novo e radical método – no qual o sangue é colocado num frasco com fluído – ainda está a ser desenvolvido, mas os especialistas médicos creem que será num futuro próximo um método absolutamente único e certeiro no diagnóstico precoce do cancro.

O método que é não invasivo e barato, inclui a utilização de um fluído que muda de cor quando entra em contacto com células malignas – provenientes de qualquer parte do corpo – detatadas na corrente sanguínea.

Até ao momento o teste tem uma precisão de cerca de 90% - o que significa que deteta 90 entre 100 casos de cancro. Os médicos têm de seguida de realizar mais exames de modo a diagnosticar o tipo exato de doença cancerígena do paciente.

Os cientistas descobriram que o ADN cancerígeno e o ADN normal se fixam de formas diferentes em superfícies de metal e que se comportam ainda de modo díspar quando entram em contacto com água.

Como tal, adicionaram minúsculas nano-partículas à água, que por sua vez deixam aquele liquido com uma tonalidade rosa.

Quando sangue com ADN cancerígeno é despejado na água, fixa-se às partículas de metal e o fluído permanece do mesmo tom. Todavia, o ADN normal adere de maneira diferente e deixa a água azul.

O estudo inédito foi liderado pelo investigador Matt Trau, professor na Universidade de Queensland na Austrália, que disse: “Ainda não podemos afirmar a 100% que se trata do santo graal do diagnóstico do cancro, mas é extremamente impressionante que um simples marcador universal possa identificar tão rápida e precisamente o cancro, tratando-se de um método tão acessível e pouco dispendioso que não requer tecnologia topo de gama ou equipamento de laboratório avançado”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório