Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Exame revolucionário deteta em 10 minutos se indivíduos têm cancro

O novo exame ao sangue está a ser aclamado como uma “ferramenta grandiosa de mudança no mundo da medicina”, já que se diz ser capaz de detetar a presença de células malignas em qualquer parte do corpo.

Exame revolucionário deteta em 10 minutos se indivíduos têm cancro

Os cientistas criaram um exame ao sangue revolucionário que consegue dizer aos pacientes se estão a sofrer de quase qualquer tipo de cancro – e em apenas 10 minutos.

O novo e radical método – no qual o sangue é colocado num frasco com fluído – ainda está a ser desenvolvido, mas os especialistas médicos creem que será num futuro próximo um método absolutamente único e certeiro no diagnóstico precoce do cancro.

O método que é não invasivo e barato, inclui a utilização de um fluído que muda de cor quando entra em contacto com células malignas – provenientes de qualquer parte do corpo – detatadas na corrente sanguínea.

Até ao momento o teste tem uma precisão de cerca de 90% - o que significa que deteta 90 entre 100 casos de cancro. Os médicos têm de seguida de realizar mais exames de modo a diagnosticar o tipo exato de doença cancerígena do paciente.

Os cientistas descobriram que o ADN cancerígeno e o ADN normal se fixam de formas diferentes em superfícies de metal e que se comportam ainda de modo díspar quando entram em contacto com água.

Como tal, adicionaram minúsculas nano-partículas à água, que por sua vez deixam aquele liquido com uma tonalidade rosa.

Quando sangue com ADN cancerígeno é despejado na água, fixa-se às partículas de metal e o fluído permanece do mesmo tom. Todavia, o ADN normal adere de maneira diferente e deixa a água azul.

O estudo inédito foi liderado pelo investigador Matt Trau, professor na Universidade de Queensland na Austrália, que disse: “Ainda não podemos afirmar a 100% que se trata do santo graal do diagnóstico do cancro, mas é extremamente impressionante que um simples marcador universal possa identificar tão rápida e precisamente o cancro, tratando-se de um método tão acessível e pouco dispendioso que não requer tecnologia topo de gama ou equipamento de laboratório avançado”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório