Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A cor é para todos. Gaia vai implementar sistema ColorADD

Em 2019, o sistema de identificação de cores para daltónicos será aplicado na atividade do universo municipal.

A cor é para todos. Gaia vai implementar sistema ColorADD
Notícias ao Minuto

15:15 - 04/12/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Daltonismo

Em todo o Mundo, estima-se que 350 milhões de pessoas sejam daltónicas. Por uma sociedade mais inclusiva, sustentável e democrática, a Câmara Municipal de Gaia e as empresas municipais Gaiurb e Águas de Gaia assinaram hoje um memorando de entendimento com a entidade Miguel Neiva e Associados – Design Gráfico, Lda., titular dos direitos sobre o Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos – ColorADD. A autarquia gaiense tem acolhido com manifesto interesse projetos no quadro das políticas de inovação social para o concelho, cuja implementação permite gerar um impacto social no quotidiano social e económico. Neste sentido, o sistema de identificação de cores para daltónicos aporta, no quadro da inovação social, um canal facilitador na resolução de uma barreira para quem, padecendo de uma incapacidade ou de uma diminuição de capacidade em ver ou perceber as diferentes cores, se vê limitado no acesso a diferentes serviços e equipamentos identificados por cores.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “este memorando, assinado num dia simbólico – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – é uma forma de o Município dar resposta a um grupo de pessoas com a especificidade de serem daltónicas. Temos um parceiro que nos vai ajudar, nos nossos equipamentos e em locais onde o Município tem uma intervenção direta, a responder tecnicamente a esta debilidade. Acredito que à Câmara Municipal compete encontrar uma solução para que todos estejam no mesmo patamar e ao mesmo nível de resposta”, defendeu.

Desde o primeiro momento, a recetividade foi total. O primeiro contacto surgiu no âmbito da acessibilidade nas praias e, rapidamente, foi percebido que o sistema tem uma abrangência mais generalizada. Miguel Neiva, criador do ColorAdd., acredita que se trata da “formalização de mais uma parceria a partir da qual iremos chegar a mais pessoas com daltonismo de uma forma inclusiva e não discriminatória. Os municípios são os motores que nos levam a todas as pessoas, inclusivamente às crianças, graças aos projetos nas escolas. Gaia, pela sua dimensão e pela sua política de inclusão e responsabilidade social, é um parceiro com o qual temos muito gosto em avançar. O trabalho começa agora”.

No quadro das suas competências, tanto a Gaiurb como a empresa municipal Águas de Gaia irão promover a satisfação das necessidades dos cidadãos, através da criação de canais de comunicação transparentes e de fácil acesso. Como tal, irão introduzir mecanismos facilitadores, nomeadamente através da implementação do Código e da Marca relativamente à diferenciação de cores para daltónicos. Prevê-se que o sistema esteja implementado no prazo de seis meses.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório