Cadeirinhas de bebé estão contaminadas com químicos tóxicos, avisa estudo

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, levanta sérias preocupações sobre a saúde dos mais novos.

NÃO USAR

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
04/12/2018 07:30 ‧ 04/12/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Perigo

Foram descobertos retardadores de chama tóxicos em cadeirinhas de bebés, revela um novo estudo.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Indiana, detetou a presença de químicos tóxicos em 15 das 18 cadeiras de bebés testadas, o que suscitou sérias preocupações para a saúde pública infantil.

A professora e médica Marta Venier, que liderou a pesquisa, disse: “Novos substitutos de retardadores de chama tóxicos, comummente classificados como sendo alternativas seguras, estão presentes em produtos destinados para crianças e que não são testados devidamente, o que por sua vez pode implicar diversos riscos para a saúde”.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram 18 cadeirinhas de bebés de marcas diferentes e que tinham sido fabricadas entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018.

A análise revelou que ésteres de fosfonato cíclicos foram encontrados na maioria das cadeiras, registando-se níveis muito mais elevados comparativamente aos tradicionais retardadores de chama tóxicos.

Foi ainda descoberto outro tipo de químico, denominado de etano decabromodifenílico em quatro amostras, apesar do facto dessa substância ser conhecida por provocar disrupções hormonais e problemas na tiroide.

As crianças podem absorver estes químicos respirando-os através dos tecidos e espumas presentes nos assentos dos carros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas