Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

'Viagem gastronómica' dá a provar azeites do Alentejo a chefs e críticos

Doze chefs de cozinha de restaurantes com estrelas Michelin, degustadores de azeite e críticos gastronómicos internacionais vão fazer uma viagem pelo Alentejo para visitarem olivais e lagares e provarem azeites da região, entre terça-feira e sábado.

'Viagem gastronómica' dá a provar azeites do Alentejo a chefs e críticos
Notícias ao Minuto

10:26 - 03/12/18 por Lusa

Lifestyle Azeite

A 'viagem gastronómica' visa "dar a provar" azeites da região a chefs de restaurantes premiados pelo Guia Michelin, degustadores de azeite e críticos gastronómicos de cinco mercados estratégicos para o produto, nomeadamente Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Dinamarca e Suécia, explicou hoje o promotor, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL).

Segundo o CEPAAL, sedeado em Moura, no distrito de Beja, o programa da viagem, a segunda do género que promove este ano, inclui visitas a olivais e lagares, provas de azeites em "estado puro" e degustação de pratos "inspirados e harmonizados" com azeites do Alentejo.

O brasileiro Geovane Carneiro e o irlandês Ian Doyle, respetivamente chefs dos restaurantes D.O.M (Brasil) e Oaxen Krog (Suécia), ambos com duas estrelas Michelin, são dois dos participantes na viagem.

Entre os participantes consta também o sommelier profissional de azeites norte-americano Curtis Cord, que é editor do portal Olive Oil Times, a fonte de informação do setor "mais lida do mundo", e presidente do "conceituado" concurso mundial de azeite 'New York International Olive Oil Competition'.

Além da viagem, entre terça-feira e sábado, o CEPAAL vai promover uma ação de degustação de azeites do Alentejo no lounge premium da TAP situado no aeroporto de Lisboa.

A viagem e a ação de degustação são promovidas no âmbito do projeto do CEPAAL para promover os azeites alentejanos nos mercados externos.

O CEPAAL pretende "dar a conhecer" a novos mercados os azeites do Alentejo e as respetivas empresas produtoras com o objetivo de "dar visibilidade coletiva" aos produtos, contribuir para aumentar as exportações, dinamizar a economia e "conferir maior competitividade" ao setor na região, que na campanha de 2017/2018 produziu 78% do azeite português.

O projeto "Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos" é cofinanciado por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório