Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Sífilis e supergonorreia "incurável": Há uma crise global de DSTs

O Centro de Doenças e Prevenção (CDC), nos Estados Unidos, registou apenas nos últimos quatro anos o aparecimento de milhões de novas infeções sexualmente transmissíveis, somente naquela país, porém alerta que se trata de uma tendência mundial.

Sífilis e supergonorreia "incurável": Há uma crise global de DSTs

As percentagens de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como sífilis, clamídia e “incurável super” gonorreia estão a atingir números recorde, revela um novo relatório norte-americano.

A CDC e a Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam ainda que tal se trata de uma tendência mundial, e que os índices de doenças transmitidas através do contacto sexual estão igualmente a crescer exponencialmente na Europa e em países como a Austrália.

Só no Reino Unido, estima-se que os casos de sífilis tenham atingido um novo pico desde 1949 – ou seja, registou-se um crescimento da infeção de 150%, nos últimos 10 anos.

Há ainda um aumento preocupante no surgimento de casos de gonorreia, denominada pela CDC de “incurável” e “super”, já que muitas das novas e recentes ocorrências são resistentes a tratamentos com antibióticos.

A CDC e a OMS estimam que só nos EUA existam mais de 2,3 milhões de indivíduos com clamídia, gonorreia e sífilis, comparativamente aos 1,7 milhões de 2013.

O relatório norte-americano que foi divulgado em setembro, revelava que a clamídia é mais comum nas mulheres, enquanto que a gonorreia e a sífilis surgem mais frequentemente nos homens.

A sífilis terá infetado quase oito homens para cada mulher, segundo aquele inquérito.

Estima-se que os grupos etários entre os 15 e os 19 anos e os adultos entre os 20 e os 29 anos apresentem um maior risco de infeção.

Relativamente aos casos de “super” gonorreia, a CDC alerta que os sintomas incluem uma sensação de ardor quando se urina e a existência de um corrimento de tom verde ou amarelo.

A CDC disse em comunicado: “A emergência de gonorreia resistente cefalosporina irá complicar significativamente a habilidade dos profissionais de saúde a tratarem efetivamente e com sucesso, já que as opções para tratamento com antibióticos são deveras poucas”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório