Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O seu cabelo diz muito sobre a sua saúde... saiba o que ter em atenção

O estado do seu cabelo pode ser um indicador de doenças cardíacas.

O seu cabelo diz muito sobre a sua saúde... saiba o que ter em atenção
Notícias ao Minuto

20:00 - 30/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ouvir o corpo

Sim, o seu cabelo diz muito sobre a sua saúde – e as notícias são especialmente más para os homens que sofrem de calvície.

Segundo uma nova pesquisa, a perda de cabelo e o aparecimento de fios grisalhos podem ser um sinal de alerta de que algo está errado.

Um estudo recente conduzido pela Sociedade Europeia de Cardiologia apurou que existe uma ligação entre o enfraquecimento do cabelo e o desenvolvimento de doenças coronárias.

Os cientistas creem que os indivíduos que começam a ficar carecas precocemente têm níveis mais elevados de testosterona nos seus corpos.

A presença excessiva desta hormona pode ser prejudicial já que pode ser responsável pelo aumento significativo da pressão arterial, provocar retenção de líquidos e causar ainda o espessamento das paredes das artérias.

Assustadoramente, tal pode aumentar o risco de incidência de ataques cardíacos.

Alun Hughes, professor de fisiologia cardiovascular e farmacologia, explicou em declarações à publicação britânica The Independent: “Já que os folículos capilares são um alvo para os androgénios – testosterona – cremos que a ocorrência de calvície em homens ainda jovens possa refletir diferenças na capacidade de resposta aos androgénios que influenciam a incidência de patologias cardíacas.

E não é tudo, a mesma pesquisa sugere ainda que os indivíduos com cabelo branco devem também monitorizar atentamente a sua saúde.

O líder do estudo, o médico Dhammdeep Humane, disse à mesma publicação: “Os homens que ficam grisalhos prematuramente e que sofrem de alopécia androgénica devem ter um acompanhamento médico extra, relativamente ao possível desenvolvimento de doenças coronárias, e serem aconselhados acerca de mudanças no estilo de vida benéficas para a sua situação, tais como adotar uma dieta saudável, praticar exercício físico e aprender a gerir o stress”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório