Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

O que dizem as unhas sobre a sua saúde? Muito, ao que parece

Esteja atento à cor e outros sinais dados pelas suas próprias unhas.

O que dizem as unhas sobre a sua saúde? Muito, ao que parece
Notícias ao Minuto

13:15 - 29/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Ouvir o corpo

Porque o corpo é uma ‘máquina’ complexa, quando alguma parte não está bem o corpo faz por o avisar através de outras partes do corpo. Por exemplo, uma má digestão pode indicar demasiado nervosismo ou ansiedade e queda de cabelo pode querer dizer que lhe falta algum nutriente.

Também as unhas têm esta missão, ainda que muitas vezes seja descurada e vista como apenas uma parte do corpo sem importância em que apenas pensamos na hora de as cortar ou pintar.

A sua função, bem mais importante que o uso de vernizes, passa por dar pistas sobre o estado de saúde, e tal acontece por serem maioritariamente compostas por queratina, substância presente nos pelos e células da pele humano.

Tais mensagens refletem, na maioria dos casos, uma má alimentação. Por exemplo, se não come frutas ou legumes suficientes, é possível que as suas unhas se escamem, fiquem transparentes e não cresçam.

A resistência e bom crescimento das unhas, a par da cor e brilho dependem também fósforo ou cálcio.

Outros sinais que indicam que algo não está bem passa pelas manchas brancas que surgem em todas ou apenas algumas unhas e refletem carência de zinco ou vitamina B6. Já se forem linhas mais presentes e na horizontal, indicam casos de diabetes não controlada. Já uma unha pálida e sem cor, reflete a falta de proteína e ferro. Este último, pode também ser alertado através de unhas que tendem a curvar na ponta.

Vamos a cores? O verde significa infeção bacteriana, riscas avermelhadas, infeção de foro cardíaco, azuladas, baixo nível de oxigénio no sangue, brancas ou amareladas, problemas no fígado e riscas escuras normalmente arroxeadas, envelhecimento e insuficiência cardíaca.

Por fim, a nível da hidratação, há um simples truque a que pode proceder: pressione suavemente a unha por uns segundos, se o regresso à cor normal da unha não for imediato, provavelmente não está a consumir água suficiente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório