Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Distúrbios alimentares são uma realidade que pode ter início na infância

Este não é um mal que se limite a adolescentes do sexo feminino.

Distúrbios alimentares são uma realidade que pode ter início na infância
Notícias ao Minuto

10:15 - 29/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Saúde Infantil

Anorexia ou bulimia nervosa são distúrbios mentais que se relacionam com a alimentação e que comummente se associam à adolescência, por ser nesta faixa etária que mais predominam os casos, contudo, os casos não são exclusivos desta idade.

Um estudo apresentado esta semana pela Jama aponta que são cada vez mais os casos de crianças de 9 e 10 anos que sofrem deste mesmo problema. Estima-se um aumento de 1,4% dos casos, desde o anterior estudo realizado ao mesmo público, que apresentada números 14 vezes inferiores aos agora revelados.

Além da prevalência de casos, a semelhança entre ambos os sexos foi outra inesperada conclusão, já que se previa que os distúrbios alimentares afetassem principalmente o sexo feminino. Em vez disso, toda a amostra é exposta à fragilidade que nesta idade deixa os indivíduos mais propícios a depressão ou ansiedade. De facto, um estudo anterior ao aqui referido permite apontar que certos problemas psiquiátricos na infância estão amplamente associados ao desenvolvimento de outras doenças do foro psicológico, entre as quais os distúrbios mentais.

O próprio padrão de beleza que influencia negativamente muitos jovens pode também ter efeito numa fase da vida mais cedo, razão pela qual é extremamente importante que os pais estejam atentos a eventuais comportamentos fora do comum.

Crítica ao próprio corpo e imagem distorcida de si mesmo são alguns dos aspetos a atentar – problemas que podem surgir ainda mais cedo, pelos seis anos de idade, como se viu no estudo da Jama.

O diagnóstico atempado é crucial pois mesmo que o caso de distúrbio não seja tão grave ou evidente como num adolescente, o mesmo pode prevalecer por largos anos, o que vem dificultar o tratamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório