Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Para melhorar a performance de corrida, faça isto nos dias de descanso

Esqueça os bi-diários e os treinos sem parar. É mais que sabido que um bom treino inclui dias de descanso, só assim os músculos podem recuperar e preparar-se para o treino seguinte.

Para melhorar a performance de corrida, faça isto nos dias de descanso
Notícias ao Minuto

08:00 - 29/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Treinos

A frase acima descrita é mais que sabida, mas tal não significa que o dia de descanso deva ser passado no sofá: por exemplo, se treina quatro dias por semana e descansa três, um deles pode ser visto como literalmente ‘o dia de não fazer nada’. Mas vai fazer-lhe bem se mimar o corpo com certos exercícios que ajudam a sustentar a base do seu treino mais intenso.

Na Women’s Health UK, é nos treinos de corrida que os especialistas se focam, aconselhando aos praticantes desta modalidades que complementem esta prática com a de pilates – um treino que exige também esforço, mas que é mais leve e por isso pode e deve ser intercalado com os treinos de corrida.

Tal conselho é válido tanto para quem corre maratonas como quem corre três ou cinco km por dia, já que a base da corrida é sempre a mesma: garantir um core e glúteos fortes (já ouviu dizer que se corre com o core e não com as pernas?) e uma técnica que não coloque o corpo em demasiado esforço – tal é essencial já que, durante a corrida, o peso que aplicamos no pé e joelho em cada passada é cerca de três vezes superior ao nosso próprio peso, logo, é a técnica correta que vai evitar certas lesões.

Pilates pode ser resumidamente descrito como uma técnica de levar o corpo ao limite da sua flexibilidade ao trabalhar cada músculo que vai ajudar a equilibrar o corpo.

De tal equilíbrio, vem o fortalecimento do próprio core que a par de uma maior noção do corpo como um todo vai ajudar a que, durante a corrida, se trabalhe todo o corpo e não apenas as pernas.

Por fim, os resultados não serão apenas uma corrida melhor executada mas também uma menor sensação de dor no dia seguinte. Correr exige esforço, mas se o corpo estiver bem preparado para tal exercício, vai certamente ser mais bem suedido.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório