Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quais as melhores opções de escovas de dentes para os mais novos?

Porque já têm autonomia para os lavar sozinhos, porque os dentes lhe caem ou porque sabe que os seus dentes são bastante mais sensíveis… sabe como se orientar a nível da higiene oral dos seus filhos?

Quais as melhores opções de escovas de dentes para os mais novos?
Notícias ao Minuto

11:15 - 28/11/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene dentária

Opte por uma escova de dentes com desenhos e muita cor, faça da lavagem dos dentes um momento divertido e garanta assim que os miúdos lá em casa facilmente adotam esta rotina imprescindível.

Esta é, para muitos, a parte mais fácil. Mas entre várias opções de escovas e pastas de dentes, há que garantir que, tal como acontece com os champôs e sabonetes, também os produtos para a higiene oral sejam meticulosamente escolhidos tendo em conta o caso de cada criança.

No âmbito do lançamento de dois novos modelos de escovas de dentes elétricas pensadas nos mais novos, a marca dentrífica Oral-b aborda esta questão, começando por explicar que a versão elétrica é de facto uma boa opção para os mais novos a partir dos três anos, que beneficia a higiene por ser mais fácil de usar, principalmente para quem esta é uma nova tarefa.

A sua eficácia está pois no cabeçal arredondado que é mais pequeno, no caso de versões para crianças, permitindo chegar a mais zonas da boca. Além disso, “o movimento tecnológico complementa a falta de destreza manual comum entre os mais novos”, dizem os especialistas que trabalham com a marca.

São estes mesmos especialistas que recomendam que, com o avançar da idade, a pasta de dentes usada pelos mais novos varie. Assim, entre os seis meses e os dois anos de idade, aconselha-se a que se lave os dentes duas vezes ao dia com uma muito pequena quantidade pasta com pelo menos 1000ppm de flúor (uma dose semelhante a um bago de arroz). Entre os três e os cinco anos de idade, a pasta de dentes deve evoluir para até 1450ppm de flúor e a quantidade para o semelhante a uma ervilha. Por fim, para crianças com mais de seis anos, a pasta de dentes deve-se manter nos 1450ppm de flúor, mantendo a dose semelhante a uma ervilha.

Em qualquer idade, há recomendações a seguir, nomeadamente o tempo de duração de lavagem dos dentes, sobre o qual especialistas apontam os dois minutos, o que equivale a 30 segundos por quadrante.

No caso específico dos miúdos a partir dos seis anos, idade em que começa a surgir os molares permanentes nas zonas posteriores, é muito importante que se preste especial atenção a esta superfície de mastigação.

Dentes de leite e dentes definitivos

Sobre a higiene oral nas crianças, as principais dúvidas surgem do facto de não se saber ao certo quão sensíveis são os primeiros dentes e como agir durante o processo de crescimento da nova dentição.

Por isso, vale a pena esclarecer que os dentes de leite são os temporários que começam a surgir por volta dos seis meses de idade, sendo que aos três anos a criança já deve ter 20 dentes de leite.

Embora não sejam definitivos, é fundamental que se cuide dos mesmos, não só através de uma rotineira prática de lavagem dos dentes, duas vezes ao dia, como com uma ida ao dentista ainda antes do primeiro ano de idade.

Por outro lado, os dentes definitivos são os que se seguem aos de leite, numa substituição natural que pode demorar até aos 13 anos de idade. A dentição estará completa por volta dos 18 anos de idade, ou por vezes mais tarde, com o surgimento dos dentes do siso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório