Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Emagrecer sem dieta: Este truque é o segredo para perder peso e manter

Deseja perder de vez aqueles quilos a mais? Este método natural de perda de peso vai à raiz do problema.

Emagrecer sem dieta: Este truque é o segredo para perder peso e manter

Dietas e a prática de exercício físico funcionam para alguns indivíduos, mas frequentemente o motivo para que muitos sofram de excesso de peso e de obesidade é muito mais profundo.

Como tal uma abordagem holística de emagrecimento pretende tratar a questão a fundo, simplesmente para além de lidar com os sintomas.

Dessa forma, métodos de perda de peso naturais resultam frequentemente na perda de peso a longo prazo.

Sofrer de excesso de peso ou de obesidade pode estar na origem de numerosas condições de saúde, incluindo pressão alta, diabetes de tipo 2 e doenças coronárias.

Apesar do consumo de uma dieta saudável e a manutenção de um estilo de vida ativo serem a chave para emagrecer, praticar meditação poderá ajudá-lo a manter a boa forma a longo prazo.

Mas afinal, como é que a prática de meditação ajuda a emagrecer?

Muitos indivíduos tendem a comer em excesso quando se sentem stressados ou ansiosos. Tirar tempo da rotina diária para meditar pode ajudar a relaxar e a melhorar a saúde mental no geral.

Vários estudos já demonstraram que a meditação é capaz de reduzir o desejo emocional por comida e melhorar os hábitos alimentares dos indivíduos, ajudando-os a emagrecer mais rapidamente e a manter esse peso saudável.

Segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade de McGill, no Canadá, a prática desta técnica é extremamente benéfica para quem pretende perder peso.

“Apesar das mudanças no estilo de vida fazerem com que os participantes percam em média 7% a 10% do seu peso corporal inicial, a verdade é que tendem a recuperar um terço desse volume apenas cerca de um ano após o tratamento”, explicam os autores do estudo. “E após cinco anos, aproximadamente metade de todos os participantes voltam ao seu peso original”.

Os investigadores dos Departamentos de Psicologia e de Psicologia Educacional e de Aconselhamento da Universidade de McGill, reviram 19 estudos anteriores de modo a examinarem como as técnicas de mindfulness e de meditação podem ajudar a perder peso.

Os resultados apurados revelaram que a prática de meditação é efetiva no processo de emagrecimento e “amplamente funcional” na redução dos níveis de obesidade e de comportamentos compulsivos alimentares.

A meta-análise canadiana apurou que aqueles que fizeram somente dieta e praticaram exercício físico perderam em média 4,7% dos seu peso corporal inicial, enquanto que aqueles que praticaram meditação perderam 3,3%.

Todavia, uma análise posterior revelou que aqueles que praticavam mindfulness eram mais bem sucedidos na manutenção desse peso saudável a longo prazo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório