Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Cientistas descobrem parte do cérebro humano até então incógnita

Muito falta descobrir sobre este órgão, nomeadamente aquilo que nos distingue dos outros seres vivos. A descoberta agora apresentada pode responder a isto mesmo.

Cientistas descobrem parte do cérebro humano até então incógnita
Notícias ao Minuto

08:45 - 27/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Neurologia

O ser humano é o único animal racional, e acredita-se ser no cérebro que se encontre o motivo para esta distinção, cujo enfoque está no contraste entre humanos e macacos pelas semelhanças que especialistas apontam.

Perceber o funcionamento do cérebro é também visto como o caminho para se entender o desenvolvimento de doenças que partem deste órgão, como o Parkinson. É nisto que se foca George Paxinos, da Neuroscience Research Australia, que descobriu uma área do cérebro nunca antes estudada e a que dá o nome de Núcleo Endorestiforme.

Localiza-se próximo da junção entre cérebro e espinal medula, como se pode agora comprovar através de imagens técnicas, e segundo estudos anteriores, em animais e humanos, é algo exclusivo da nossa espécie, o que leva a crer que “esta região possa ser o que faz dos humanos únicos, além do grande tamanho do cérebro”, refere o cientista à News Medical.

Quanto à sua função, acredita-se que o Núcleo Endorestiforme atue diretamente com questões sensoriais, bem como informação motora, sendo responsável pela definição da postura, movimentos motores concretos e equilíbrio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório