Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Aventure-se à descoberta dos novos sabores de outono da carta do Ânfora

Nova ementa assinada pela chefe Vera Silva traz estreias inspiradas na própria história do hotel Palácio do Governador, da NAU Hotels & Resorts.

Aventure-se à descoberta dos novos sabores de outono da carta do Ânfora

Foi na história do próprio hotel, onde se encontra o restaurante Ânfora, que a chefe Vera Silva se inspirou para criar a nova carta outono/inverno. Para reunir as mais originais e saborosas propostas que podem ser degustadas no Hotel Palácio do Governador, não só decidiu partir à conquista de especiarias que remontam ao período áureo das Descobertas, como viajou até à época dos romanos para trazer para a mesa contemporânea a receita do 'garum'.

“Com esta carta, tentei ao máximo ir em busca de experiências e sensações, que remontam à expansão portuguesa no mundo, mas também investiguei sobre a origem e o uso que era dado às cetárias (tinas de pedra) preservadas na entrada do hotel, desafiei-me a reinterpretar a receita de nome 'Garo' ou 'Garum', o molho de peixe, que aqui era preparada, procurando ser o mais fiel possível aos documentos históricos que encontrei na minha pesquisa”, explica a chef Vera Silva.Notícias ao Minuto© Grupo Nau

O resultado da experiência é uma estreia que se encontra no prato de Cantaril, em ‘Garum’ de cavala e mexilhão. Esta reinterpretação consiste num molho rico de peixe e molúsculos de sabor forte e duradouro.

Notícias ao Minuto© Grupo Nau

E como se diria na Roma antiga, 'a césar o que é de césar' e aos convidados do Ânfora o que lhes é merecido, nada menos do que a essência dos tempos de glória em que os portugueses partiram à descoberta de novos mundos, por mares nunca antes navegados. De regresso nas naus de outros tempos, a chef Vera optou pelas especiarias que trouxeram um novo sabor e elevaram a nossa gastronomia. É o caso dos cominhos, a pimenta preta, a noz-moscada, o cardamomo e a canela, aos quais se juntam os coentros, para preparar o 'Ras-al-Hanôut' que acompanha o Carré de Cordeiro.

Também a variedade de tubérculos, como o salsifi, o topinambur e a beterraba, não ficaram esquecidos nesta viagem a outras épocas e são trazidos para a nova ementa para surpreender os mais exigentes paladares.

A nova carta de outono/inverno do Ânfora começa naturalmente com 'Há muito, muito tempo…' (entradas), seguindo-se o 'Descobrimos o mar' e logo o 'À terra voltámos sempre…' (pratos de peixe e carne). 'Com novas histórias para contar' complementa as opções vegetarianas de pratos principais. 'E um doce para nos aconchegar' (sobremesa) é tudo quanto se precisa para embarcar numa viagem deliciosa pela história deste espaço único e emblemático.

Com capacidade para 60 pessoas (interior) e outros 30 lugares de esplanada, o restaurante Ânfora encontra-se aberto todos os dias para almoço, entre as 12h30 e as 15h00, e jantar, entre as 19h30 e as 22h30.

O preço médio da refeição ronda os 30€ por pessoa, sendo que nesta carta também é possível optar pelo menu de degustação de seis pratos, disponível por 60€ por pessoa sob reserva antecipada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório