Todos sabemos que beber álcool faz mal à saúde, mas um novo estudo revelou que afinal a tão popular bebida pode causar sete tipos de cancro.
Beber qualquer quantidade de álcool pode aumentar exponencialmente o risco de desenvolver cancro da boca, garganta, esófago, fígado, cólon, intestino e da mama.
A pesquisa que foi publicada no periódico científico Journal of Addiction, revelou que o álcool terá causado cerca de meio milhão de mortes derivadas de doenças cancerígenas apenas em 2012 – o que equivale a 5,8% de mortes devido a cancro em todo o mundo.
Aqueles que bebem em excesso apresentam igualmente um risco maior, mas até quem bebe moderadamente tem uma maior predisposição de contrair a doença.
Jennie Connor, investigadora do departamento de medicina social e preventiva da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, confirmou em declarações à publicação britânica The Telegraph, a ligação entre cancro e álcool.
“Existem provas sólidas que o álcool provoca sete tipos de cancro, e provavelmente outros”.
“Mesmo sem termos conhecimento acerca de todos os mecanismos biológicos sobre como o álcool causa cancro, as provas epidemiológicas sugerem que o álcool é um catalisador da patologia”.
Pesquisas adicionais também sugerem que provavelmente o consumo de álcool aumenta o risco de cancro na pele, próstata e pancreático.
Os dados apurados revelaram que quem consome regularmente cinco unidades por dia tem um risco maior de 40% de desenvolver cancro.