Para começar o dia, como lanche ou a acompanhar a refeição, os sumos naturais são propostas saudáveis que facilmente se prepara em casa e com ainda mais facilidade se encontra em restaurantes, cafés e outras zonas de restauração.
É certo que o consumo de frutas inteiras são mais benéficas que o seu sumo, onde a grande maioria da fibra é desperdiçada e o açúcar (frutose) passa a ser consumido em maior quantidade. Ainda assim, há muitas vantagens a retirar de um sumo preparado com a combinação certa de frutas e vegetais.
De entre tais vantagens, os investigadores da Universidade de Harvard destacam a grande redução do risco de demência que advém do consumo de três alimentos em específico: os espinafres reduzem tal risco em 34% e o sumo de laranja, 49%, revela o estudo.
Quando juntos, o boost de prevenção será ainda maior, e para uma receita completa, os investigadores sugerem completar o sumo de espinafres e laranja com frutos vermelhos, uma conjugação que garante reduzir o risco de demência ao proteger o cérebros dos efeitos do tempo através dos fatores antioxidantes com que contam tais frutas.