Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sim, o inverno pode estar a afetar a sua menstruação. Saiba como

A menstruação é a altura do mês mais incomodativa para as mulheres férteis e ter fatores externos que afetem a sua regularidade é uma possibilidade de que não se quer ouvir falar, mas...

Sim, o inverno pode estar a afetar a sua menstruação. Saiba como
Notícias ao Minuto

08:00 - 26/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Menstruação

Há casos e casos mas, por muito que se adore a época natalícia, o verão é a estação preferida da maioria.

Não só por gosto pessoal mas por vários outros fatores, o ser humano tende a estar mais bem disposto no tempo quente, quanto o número de gripes é menor e o tempo livre maior, regra geral.

Além disto, há mais um aspeto que faz do inverno uma altura do ano menos preferida – o ciclo menstrual é afetado.

Tal afetação traduz-se em ciclos mais longos que podem ser, também, mais intensos, uma mudança que Preethi Daniel, diretor clínico da London Doctors Clinic, explica que tal se pode dever ao facto de no inverno tendermos a passar mais tempo no interior, praticar menos exercício físico e comer mais, algo que afeta o ciclo menstrual como se comprova facilmente pela comparação entre mulheres com um estilo de vida mais ou menos ativo ou saudável.

Além das mudanças no estilo de vida, que se torna um pouco mais sedentário no inverno, especialistas apontam mais um motivo, que remete às conclusões de um estudo publicado em 2011 onde se aponta que no verão a mulher conta com maior secreção hormonal, aumento da frequência de ovulação e ciclos mais curtos em 0,9 dias em comparação com inverno ou nos casos de mulheres que vivem em climas mais quentes em comparação com as que moram em locais com temperaturas mais baixas. Em ambos os casos, tais são fatores que afetam a menstruação.

Se as alterações são pouco significativas, não é caso para preocupação, já que é comum (e não drástico) que no inverno a rotina se altere um pouco. Por outro lado, a procura por um médico especialista deve sim acontecer quando a menstruação deixa de todo de surgir na altura do tempo mais frio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório