Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Quase dois terços dos portugueses não viajariam de avião neste dia...

Há um dia mais que é considerado mais 'aterrador' do que qualquer outro...

Quase dois terços dos portugueses não viajariam de avião neste dia...
Notícias ao Minuto

21:30 - 21/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Medo

Apesar de ser um dos mais seguros meios de transporte, muitas pessoas têm medo de viajar de avião, o que faz que tenham as suas 'manias' ou rotinas antes de viajar. O motor de busca de voos e hotéis Jetcost pôde verificar que enviar mensagens de texto aos seus entes queridos, pré-selecionar os assentos, rezar ou mesmo levar os amuletos da sorte, faz com que os portugueses viajem mais tranquilos.

Mas se o dia da viagem calhar numa sexta-feira, então 13, 65% dos portugueses opta por não viajar, nem com descontos! A equipa da Jetcost realizou uma sondagem parte integrante de um estudo sobre as viagens dos europeus. O estudo foi feito tendo como base as respostas de três mil passageiros (500 de cada nacionalidade: ingleses, espanhóis, italianos, alemães, portugueses e franceses) com mais de 18 anos e que tivessem viajado pelo menos uma vez, nos últimos doze meses.

Inicialmente, foi questionado a todos os participantes como se sentiam quando sabiam que iam viajar de avião, ao que mais da metade dos entrevistados, uns 57%, respondeu que desfrutavam e não tinham nenhum tipo do problema.

Os restantes 24% confessaram que tinham medo de voar e os outros 19%, que ficavam imediatamente nervosos. Seguidamente foi questionado se tinham alguma rotina antes ou durante o voo de modo a evitar esses medos, ou se levavam consigo algum artigo, por superstição ou hábito, que lhes tornasse o voo mais confortável, tendo 78% dito que "sim".

Entre as superstições mais populares destacaram-se:

  • Ligar ou mandar uma mensagem para os entes queridos - 63%.
  • Pré-selecionar o meu assento antes do voo - 52%.
  • Levar consigo os artigos ou os objetos que lhe dão sorte - 43%.
  • Levar algo para se entreter (um livro, uma revista, uma Tablet...) - 36%.
  • Rezar - 28%.
  • Tomar um relaxante ou um comprimido para dormir - 25%.
  • Mastigar algo ou beber um copo para relaxar - 21%.
  • Não parar de falar com a pessoa que viaja ao lado -  14%.

Finalmente a sexta-feira 13 é definitivamente considerada pela maioria dos portugueses como dia de azar, sendo que as companhias aéreas tendem a realizar descontos com o intuito de convencer possíveis passageiros a viajar nesses dias. Ainda assim, 65% dos inquiridos disse que jamais o faria.

Um porta-voz da Jetcost disse: "Embora muitos portugueses acreditem que não devem viajar de avião numa sexta-feira 13, o avião é de facto um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Não só abre oportunidades para os negócios como permite que muitas pessoas explorem o mundo e descubram novas cidades ou destinos. É perfeitamente normal sentir-se ansioso, nervoso, ou mesmo com medo antes de voar, e não tem nada de mais ter uma rotina ou usar um amuleto que contribua para uma maior sensação de segurança". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório