Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Guerra de sexos: Quem aguenta melhor os treinos mais extremos?

CrossFit, HIT ou outros treinos extremos: as mulheres aguentam-nos tão bem quanto os homens. Mito desmistificado.

Guerra de sexos: Quem aguenta melhor os treinos mais extremos?
Notícias ao Minuto

08:45 - 21/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Géneros

Já lá vai o tempo em que o ginásio era só para os homens. Que as mulheres não levantavam peso e que eram seres frágeis. Ainda assim, é inegável a ideia de que o homem e a mulher são diferentes: os seus corpos são fisicamente diferentes e afirmá-lo não é machismo, é biologia.

Ainda assim, um grupo de investigadores da Universidade de Edimburgo quis confirmar (ou desmistificar) o mito de que o homem é mais capaz de certos exercícios, associados a modalidades mais extremas.

A ideia inicial não era a de que a mulher não era capaz, mas sim a de que o seu corpo não estava preparado e por isso, ao praticar exercícios idênticos aos homens, sofreriam lesões. O caso foi refutado: em casos de sexos opostos com uma condição física semelhante, o corpo feminino não está menos preparado a nível de força óssea, níveis de streess e hormonais ou metabólicos. Pelo contrário, após várias semanas de treino acompanhado, verificou-se até que são as mulheres quem conseguem retirar um melhor rendimento físico de tais treinos.

O que daqui se conclui? Que o género não é uma imposição nem um mais valia a qualquer treino. E que evitar lesões e condicionantes depende apenas da preparação física de cada um.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório