Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

‘Conhecer a Meningite’: Campanha apela à prevenção e quer salvar vidas

'Conhecer a Meningite' é a mais recente campanha da Pfizer Vacinas para a sensibilização para a Meningite Meningocócica.

‘Conhecer a Meningite’: Campanha apela à prevenção e quer salvar vidas
Notícias ao Minuto

19:30 - 20/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Dirigida a pais, crianças, adolescentes e jovens adultos, a campanha para a prevenção da Meningite Meningocócica conta com a colaboração da apresentadora Cristina Ferreira, da blogger Catarina Beato e do youtuberNurb.

Associamos a prevenção de doenças como a Meningite Meningocócica a bebés e a crianças mais jovens. A Doença Meningocócica endémica ocorre primariamente em crianças e adolescentes, com maior taxa de ataque em lactentes dos três aos 12 meses de vida. A mais recente campanha da Pfizer Vacinas tem como objetivo sensibilizar os adolescentes e os seus pais para esta doença, bem como para a sua prevenção.

A par do lançamento do site www.conhecerameningite.com, onde se pode ficar a saber mais sobre Meningite Meningocócica (uma das formas clínicas da Doença Meningocócica), grupos e comportamentos de risco, a campanha conta com o apoio de três 'embaixadores' que, pelas fases da vida em que se encontram, falam a mesma linguagem dos públicos-alvo.

A apresentadora Cristina Ferreira e a blogger Catarina Beato são o ponto de contacto com os pais, explicando, nas suas plataformas sociais, a importância da doença e sua prevenção. Caberá ao youtuber Nurb a importante tarefa de chegar aos adolescentes e jovens adultos.

A Meningite Meningocócica é uma inflamação nas meninges (as membranas que envolvem o cérebro e a espinal medula). Rara, mas devastadora, esta doença é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida por meningococo.

Em até 15% dos casos, a Meningite Meningocócica pode causar a morte 24 a 48 horas após o início dos sintomas, mesmo com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Das pessoas que sobrevivem, até 20% apresentam sequelas permanentes, tais como lesão cerebral, surdez ou défice motor. Tendo em conta a ravidade da doença torna-se crítico pensar na sua prevenção.

Para saber mais sobre os sintomas e outras informações, visite o website

Para mais informações sobre a prevenção da meningite meningocócica poderão também ser consultadas as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria sobre a utilização de vacinas extra programa nacional de vacinação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório