Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Dismorfia corporal: A doença ‘física’ que os outros não veem

Na verdade, este não é um problema físico, mas sim mental, que se relaciona com a forma como cada um se auto-perceciona.

Dismorfia corporal: A doença ‘física’ que os outros não veem
Notícias ao Minuto

15:00 - 20/11/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Passar demasiado tempo a preocupar-se com o seu corpo, em expecífico a forma como acreditam que os outros percepcionam. Assim se resume a dismorfia corporal. E quem sofre desta condição, é claro, é bastante crítico e negativo acerca da forma como acha que o veem.

A falta de confiança relativamente ao aspecto físico é algo comum, principalmente entre os mais jovens que se deixam influenciar pelas imagens perfeitas que dominam as redes sociais. Contudo, nos casos de que aqui se fala, o caso é mais grave, pois os indivíduos acreditam que certas partes do corpo são bastante desproporcionais em relação ao restante corpo.

Quer se ache que esta desproporção se deve a uma zona do corpo demasiado grande ou demasiado pequena, os casos de dismorfia corporal podem ser identificados por comportamentos como o ser incapaz de passar por um espelho sem se ver (e avaliar) ou, no extremo oposto, evitar qualquer espelho. Nota-se também uma obsessão por se comparar com os outros, bem como em tentar esconder o próprio corpo.

Tudo isto leva a situações de ansiedade e baixa autoestima. Quanto a tratamentos, falar com um terapeuta que lhe irá passar ou não antidepressivos conforme a sua análise à situação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório