Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Beber leite durante a gravidez: Sim ou não?

Não, não deve comer por dois. Mas deve sim mudar a sua alimentação tendo em conta

Beber leite durante a gravidez: Sim ou não?
Notícias ao Minuto

12:45 - 20/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Nutrição

As carências nutricionais mudam durante a gravidez. A nível de proteína, as mulheres passam a precisar de consumir o dobro e em relação ao cálcio, mais 30%. Apesar disso, muitas mulheres não tomam as devidas precauções para as repor durante a gravidez.

A quem não descura deste cuidado, a atenção deve estar primeiramente na escolha certa de alimentos e só depois, caso necessário, passar para suplementos de farmácia.

A par dos cereais, enquanto alimentos fortificantes, o leite é apontado como dos alimentos mais promissores para cobrir a carência nutricional por que passa a mulher, aponta o El País.

Segundo a Fundação Espanhola de Nutrição, citada por este jornal, o leite “é um veículo ideal para o enriquecimento e fortificação da dieta, rica em determinados nutrientes como cálcio, vitamina D e o ácido gordo ómega 3.

Ainda, o leite é rico em vitamina B12, vitamina A, fósforo e proteína, essenciais para que a alimentação da mulher seja completa, variada e equilibrada.

Que vantagens advém deste consumo?

Não só uma gravidez mais segura, mas também a nível do desenvolvimento fetal, peso à nascença e desenvolvimento futuro da criança e própria mulher, que podem estar dependentes da forma como acontecem os nove meses de gestação.

Quanto à dose recomendada, aconselha-se o consumo de um copo de leite ou uma porção de um alimento lácteo, três a quatro vezes ao dia. Mas atenção, que o consumo deste tipo de produtos não deve esquecer outros grupos alimentares. Mais do que o leite, é importante para a grávida seguir uma alimentação nutricionalmente rica e variada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório