Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

Em que andar mora? A resposta indica o tipo de bactérias que tem em casa

Há bactérias que são benéficas ao organismo humano, outras, parecem marcar presença com o único propósito de abalar o nosso sistema imunitário.

Em que andar mora? A resposta indica o tipo de bactérias que tem em casa
Notícias ao Minuto

08:45 - 20/11/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Sistema imunitário

Com o atual preço das rendas de casas para arrendar ou mesmo comprar, a maioria dos que procura casa em território nacional não se pode dar ao ‘luxo’ de ser demasiado específico na sua escolha, que raramente vai ao encontro do que procura.

Se se encontra um T2, no centro da cidade, perto do metro e é mesmo isto que procura, o andar em que o apartamento fica pode ficar para segundo plano, embora o rés-do-chão seja, para a maioria, o que menos se prefere.

Mas não para Rob Dunn, professor de ecologia que lançou o livro ‘Never Home Alone? (Nunca sozinho em casa), onde se foca no estudo de insetos, parasitas ou vírus que vivem entre nós. Segundo o especialista, que é citado no The Cut, “quanto mais afastada/o a nossa casa/apartamento estiver do  solo, mais se enche com micróbios. Se vir um apartamento muito alto, verá que as janelas não são abertas com grande frequência. São estes os apartamentos que mais se enchem de micróbios da pele, fecais, orais, vaginais e de comida, nada mais”.

Em casos de maior proximidade com o solo, por outro lado, como acontece com quem mora no rés-do-chão ou primeiro andar, as janelas abertas parecem ser o suficiente para que se garanta a presença de “micróbios do solo, das plantas e talvez de algo que seja transportado por pássaros. É muito mais diverso e interessante em termos de espécies”, garante Dunn.

Que consequências traz?

A falta de micróbios naturais, como os que vêm do solo, traduz-se no crescente número de casos de problemas autoimunes como alergias ou asma. A situação é ainda mais alarmante entre crianças que, quanto mais tempo passam em casa, menos contacto têm com o mundo exterior, limitando-se aos micróbios de origem humana que completam 50 ou 60% das bactérias encontradas em tais casas.

Mas há alternativas: além de ser evidente que um 4.º andar não é o mesmo que um 20.º andar, o ideal será garantir que diariamente há circulação do ar. Para tal, só tem de se deixar as janelas abertas cerca de 30 minutos por dia – uma prática que é aconselhada a todos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório