Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Cogumelos e carne waggyu brilham na ementa do Kanazawa

A coreografia artística do Kanazawa nunca cessa de surpreender, e este mês é mais um exemplo da criatividade e da qualidade do chef Paulo Morais.

Cogumelos e carne waggyu brilham na ementa do Kanazawa
Notícias ao Minuto

18:00 - 19/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sabores

Com uma forte incidência nas várias espécies de cogumelos que a estação nos oferece, a ementa de novembro elegeu seis espécies diferentes deste fungo, em seis criações. Shitake secos e frescos, Shimeji, Enoki, Pleurotes, setas do cardo e trufa preta são as variedades que pode encontrar este mês à mesa deste restaurante kaiseki. Outro dos grandes destaques é a carne Wagyu, considerada por muitos como a melhor carne do mundo, proveniente da região de Gunma e com a classificação de A5 (de topo).

O início deste repasto dos deuses é feito pelo Sakizuke, um Ussuzukuri braseado, com espuma quente de abóbora, molho kimuchi e ovas tobikko. A frescura do mar chega depois à mesa com o Mokuzuke, uma selecção de sashimi de peixes da nossa costa. Segue-se um reconfortante Dobin Mushi, um consommé de cogumelos shitake com camarão, cenoura, agrião, shimeji e trufa preta.

Agora, é tempo do Hassun, um dos pratos-estrela da ementa do Kanazawa. Constituído por seis pequenas delicadezas de novembro, traz castanha assada, mil-folhas de rábano em pickle, enguia grelhada e foie gras, gelatina de ovas de peixe galo, ginko billoba e sushi prensado de cogumelo pleurote assado. Depois, chega o Yakimono, uma deliciosa 'papillote' de peixe-galo com seta do cardo e cebolo.

Quando o estômago já está confortado, mas os olhos e a gula são incapazes de recusar as delícias que nos colocam à frente, é hora do Sunomono, um original vinagrete de dióspiro com caranguejo real, cenoura, couve pak choi e enoki. Um dos momentos altos deste mês é o Shiizakana ou  Shabu Shabu, um fondue japonês, que tem como estrela a carne Wagyu de Gunma, uma carne extremamente saborosa e muito equilibrada.

Depois desta delícia, o palato prossegue rumo ao Sushi, composto por peixes e mariscos da nossa costa, servidos em nigiri e gunkan. A Sopa de miso (ou Misoshiru) conforta o estômago e facilita a digestão, antes de coroarmos a refeição com o Dezato, a sobremesa de novembro. "Sorvete de romã,  crème brulée de lima kafir, awayuki de yuzu, pomelo fresco, crocante de especiarias, cremoso de marmelo e pó de groselha” são a “cereja em cima do bolo” da ementa kaiseki deste mês. Um festim de delícias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório