Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Doença vascular cerebral. Médicos premeiam investigação sobre AVC

O Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar a 23 e 24 de novembro, no Hotel Crown Plaza, no Porto, o seu 19º Congresso. O alvo desta iniciativa são todos os intervenientes no processo assistencial do doente com doença cerebrovascular, que inclui médicos, enfermeiros, terapeutas, técnicos de diagnóstico, psicólogos, entre outros.

Doença vascular cerebral. Médicos premeiam investigação sobre AVC
Notícias ao Minuto

17:30 - 19/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença

O principal objetivo do Congresso passa por promover o debate, junto da classe médica, sobre as novas evidências na prevenção, avaliação e tratamento e incentivar a investigação clínica na área da doença vascular cerebral.

Segundo Luísa Fonseca, coordenadora do NEDVC, “nesta edição serão abordados temas atuais e de extrema importância, tais como a doença vascular cerebral silenciosa, a doença carotídea assintomática, AVC no perioperatório, ou as novas evidências da terapêutica para a diabetes no risco vascular”.

No entanto, destaca a internista, “os temas centrais de debate serão o a dupla antiagregação e a terapêutica endovascular no AVC agudo, assim como as causas menos comuns de AVC, em que serão abordadas as doenças hereditárias do metabolismo, as vasculites, o enfarte medular e a doença de Moyamoya". Salienta ainda a sessão sobre AVC hemorrágico, “em que serão abordados os critérios de qualidade no tratamento de hemorragia intracraniana”.

Um dos grandes focos desta iniciativa será a entrega dos prémios que elegem os melhores trabalhos de investigação e de inovação e dinamismo, todos realizados no âmbito do estudo do AVC. Cada um dos três vencedores terá direito a um estágio de 3 meses num centro de referência europeu na área da doença vascular cerebral, nomeadamente em Oxford, Madrid ou Barcelona.

Durante a tarde do dia 24 de novembro irão ainda decorrer os cursos pós-congresso, que vão estar organizados pelos seguintes temas: trombólise e trombectomia; neuroimagem no AVC; causas raras de AVC e sintomas comuns de AVC raros; e como abordar o acidente isquémico transitório.

Conheça aqui o programa do Congresso e efetue a sua inscrição

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório