Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Saiba quando e por que deve optar pelo 'Gin Psicológico' em vez de álcool

Beber um copo com os amigos é uma prática social que traz as suas vantagens, desde que não se exagere.

Saiba quando e por que deve optar pelo 'Gin Psicológico' em vez de álcool
Notícias ao Minuto

08:45 - 19/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Bebidas

'Um copo ou dois' não tem nada de negativo, pelo contrário. Promove a socialização e, se se falar de vinho tinto, até se apontam vantagens a nível físico.

O problema está quando a dose excede aquilo que o corpo 'pede'. Bebidas alcoólicas não são de todo essenciais. Tal como os doces, numa alimentação que se quer saudável e equilibrada devem-se limitar a casos bastante pontuais que não comprometam a saúde humana.

Isto não é, contudo, o que se verifica, e foi por isso que a Organização Mundial de Saúde apontou o passado dia 15 de novembro como o Dia Mundial Sem Álcool. Não que um dia no ano faça a diferença, mas tal como não é um dia sem açúcar ou sem plástico que vão mudar o mundo (ou o seu corpo), são estas datas que servem para sensibilizar para uma realidade que nos afeta e sobre a qual temos o poder de alterar.

Não é novidade a informação de que o consumo de álcool traz desvantagens a curto, médio e longo prazo. Como aponta o Lavanguardia, como forma de alerta por Espanha ser dos países onde mais se bebe (uma média de 10 litros por ano, para indivíduos com mais de 15 anos, maioritariamente do sexo masculino), três grandes vantagens que se aponta aos casos de quem deixa de beber são um melhor sono, perda de peso e melhor aspeto físico da pele.

Em relação ao sono, importa contrariar a ideia de que o álcool nos ajuda a dormir. Embora seja certo que adormeça bem rápido após uns copos a mais, o sono que daí advém não será profundo e contínuo, mas sim um sono em que a atividade cerebral será muito agitada, tal como se estivesse acordado e não eu (suposto) repouso.

Quanto à perda de peso, o argumento será talvez mais óbvio: as bebidas alcoólicas são ricas em calorias vazias, logo, eliminá-las do seu dia a dia vai ajudar a controlar a ingestão de calorias. Além disso, o álcool abre o apetite em muitos casos - quem nunca saiu de uma discoteca com vontade de ir ao Mc Donald's ou a outro espaço onde a comida servida seja bem rica em calorias?

Por fim, o álcool desidrata, logo, tal como a pele de quem não bebe água suficiente, a pele de alguém que consome demasiado álcool apresenta um aspeto degradado, sem brilho e pouco jovem. Se deixar de beber, este será provavelmente das primeiras mudanças que irá notar.

É por tudo isto que a OMS recomenda a que diga adeus ao álcool, seja totalmente ou apenas numa grande redução da dose a que estava habituado. Mas tal não significa que tenha de ficar em casa e não socializar depois do trabalho. Por vezes, uma bebida alcoólica surge apenas como pretexto para se estar no convívio à volta de uma mesa, e é aí que entra o Gin Psicológico - seja este ou outro cocktail qualquer, se estiver no mesmo copo, o mesmo glamour e contar com um modo de preparação semelhante, mas sem álcool, será que este último ingrediente lhe fará assim tanta falta? Ou psicologicamente ficará satisfeito com a bebida sem álcool? O mesmo acontece com a cerveja sem álcool, cujo sabor é semelhante à tradicional. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório