Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Este é o motivo por que fica com mais borbulhas no inverno

No inverno há maior tendência para que a pele desenvolva borbulhas. Antes de perceber o porquê, um grupo de cientistas de Nova Inglaterra investigou o caso de uma amostra composta por indivíduos que sofriam com acne. No inverno, os casos leves a moderados tornavam-se em média 11% mais intensos. Mas porquê?

Este é o motivo por que fica com mais borbulhas no inverno
Notícias ao Minuto

21:15 - 16/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dermatologia

A resposta está no sebo, tipo de óleo que é produzido pela própria pele e que embora seja mais visível no verão, que se mistura e confunde com o próprio suor, faz mais reação aquando do frio, numa tentativa de proteger a pele desta agressão externa. Ora, quando a sua produção é demasiada, as células que compõem o sebo agregam-se, obstruem os poros e resultam em borbulhas.

Em suma, quanto mais seco o tempo, mais sebo a pele produz. O resultado? Uma resposta à agressão externa – neste caso, a temperatura – que não é propriamente a mais suave para o corpo.

Contudo, este processo natural é de facto benéfico e essencial à proteção do rosto e em casos em que não se nota grande tendência ao desenvolvimento de borbulhas, o inverno não é de todo sinónimo deste ‘mal’ que apenas atingem as peles mais sensíveis e com propensão às borbulhas.

Além de mais acne, estes últimos casos podem ainda sofrer com inflamação devido ao frio, um sintoma que se justifica pela menor exposição a raios UV, que resultam numa menor produção de várias células de papel relevante no sistema imunitário. Dermatologistas alertam ainda para o facto de esta barreira contra o frio ser ainda mais ténue (e por isso leva à inflamação) em momentos de maior stress, já que todo o sistema imunitário é afetado não só por aspetos físicos como também psicológicos.

É possível contrariar tais efeitos da agressão pelo frio?

Especialistas garantem que sim, desde que se aposta na prevenção através da utilização de cremes hidratantes livres de óleos, que devem ser aplicados mal se saia do duche. Esta será a forma mais eficaz de prevenir uma reação ao stress, evitando uma pele demasiado seca.

Ainda, devem-se evitar os cremes exfoliantes, por serem demasiado agressivos, e optar por um leite de limpeza bem suave. Por último, não stresse. A sua pele também agradece.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório