Os motivos por que tal acontecem são principalmente dois: falta de concentração e falta de força e estabilidade no core. Em relação à concentração, depende unicamente da própria pessoa que pratica yoga ou qualquer outro exercício em que sejam necessárias certas posições de maior equilíbrio. Embora certos ambientes sejam mais propícios a tal concentração (como numa sala de yoga), há que ter capacidade para se abstrair de tudo o que nos rodeia. Um truque que parece ajudar é olhar fixamente para um único ponto.
Quanto ao core, traduz-se como a região média do corpo. É composta pelo abdómen, lombar, quadril e zona pélvica, que compõem o centro de gravidade de cada indivíduo e por isso, quando fortalecido, garante uma boa postura além de prevenir lesões.
Na fotogaleria que a seguir apresentamos, juntamos algumas posições que obrigam ao treino do equilíbrio ao mesmo tempo que se garante uma melhor postura. Conseguir praticá-las é essencial não só para quem pratica yoga mas qualquer outro praticante de exercício físico que desta forma ganha bases para uma prática mais consistente de outros exercícios e posições.