Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Como prevenir dores de estômago (ou remediá-las de forma bem natural)

Admita: há jantares de família ou sábados em casa em que abusa daquilo que come.

Como prevenir dores de estômago (ou remediá-las de forma bem natural)
Notícias ao Minuto

23:00 - 15/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle prevenir e curar

Todos o fazemos. Seja porque estão no ‘dia de pausa’ da dieta, porque foi jantar fora ou porque quer aproveitar ao máximo o buffet que é serviço no espaço que escolheu para desfrutar no brunch para o qual tem (quase) todo o tempo do mundo.

Se todos o fazemos de quando em vez, também todos nos arrependemos do dia – ou apenas horas – seguintes, em que o estômago sofre com dores bem agudas, conta as quais existem soluções bem naturais e eficazes.

Sumo de limão, hortelã pimenta e camomila. Estes são os três grandes ‘salvadores’ de um estômago que foi abusado com demasiada comida segundo Christy Brisette, nutricionista e dietista que alerta para que se consuma tais alimentos de forma isolada, normalmente em chá., já que bolachinhas de limão cheias de açúcar não lhe vão ajudar muito à situação.

A especialista esclarece ainda que o gengibre, que muitos apontam como benéfico a estas situações, não é, na verdade a melhor opção, já que o gingerol (composto presente no gengibre) pode resultar em náuseas quando consumido em excesso. Por isso, em momentos em que se tem o estômago sensível, é se de evitar.

A par do que se come, há também posições físicas que aliviam em muito a dor de estômago: evite deitar-se, já que tal pode levar à sensação de refluxo. Em vez disso, sente-se e aplique algo quente na barriga. Como alternativa, pode tomar um banho quente como forma de ajudar os músculos a relaxar.

E quando não é tarde para a prevenção?

A resposta é simples: não coma mais do que lhe apetece ou do que sente que o seu estômago ‘é capaz’. Contudo, por vezes tais dores sem sentidas mesmo sem estes exageros. Nestes casos, o problema pode estar em atitudes como comer demasiado rápido e mastigar mal – comportamentos que levam ao inchaço.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório