Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Criatividade, onde andas? Quatro passos para a encontrar

Além do Dia do Não Fumador, 17 de novembro marca também o Dia Mundial da Criatividade.

Criatividade, onde andas? Quatro passos para a encontrar
Notícias ao Minuto

13:00 - 17/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Comportamento

O tema é relativo, subjetivo e por vezes difícil de se explicar. ‘De onde vem a sua criatividade’ deve ser, para muitos artistas e criadores, algo a que têm grande dificuldade em responder.

A verdade é que cada um atua, a nível criativo, de maneira própria. Ainda assim, é possível fugir aos bloqueios criativos, segundo garante Júlio Aymoré, diretor criativo da DDB, uma das agências mais criativas e premiadas do mundo, que trabalha com marcas como a Olá, Volkswagen ou BBVA.

É este criativo quem partilha quatro dicas que considera resumir o método mais eficaz para “enfrentar as páginas em branco no ramo da publicidade” garante o próprio antes de introduzir as dicas que não se limitam ao campo da publicidade.

‘Cair na real’

Há que evitar o óbvio, as ideias pré-concebidas, os preconceitos e a experiência de vida própria. Contudo, não podemos cavalgar em unicórnios e afastarmo-nos em demasia daquilo que é o panorama real, com toda a imensidão de opiniões e visões que lá habitem. Há espaço para criar, mas tem de ser aqui, onde a mensagem a passar possa ser entendida.

‘Dar um tempo’

Calma. Em cima da hora pode surgir algo, ou talvez não, mas trabalhar sob pressão não é de todo o mais aconselhado. A criatividade precisa de tempo e por isso há que encontrar um equilíbrio entre o deadline proposto e o tempo necessário para que se chegue àquilo que se imaginou.

...e também dar espaço

um grupo pensa melhor do que uma pessoa sozinha, mas para que a ideia nasça há que garantir que há tempo – e espaço – para a mesma ser formalizada e depois sim, discutida com os demais. Sem esse espaço próprio, a pressão estará sempre lá e este é um aspeto que condiciona a criatividade.

Diz a verdade!

Na tentativa de ser o mais original e criativo possível, pode acontecer acabar por distorcer a verdade – isto só o prejudica a si. Uma ideia que se baseie no real será muito mais forte e bem sustentada, pelo contrário, algo baseado no irreal será visto como pouco credível e qualquer ideia que venha no seguimento será vista com maus olhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório