Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Dia do Não Fumador é dia de felicitar os portugueses

“Ao contrário de outras datas comemorativas na área da saúde, que são dedicadas a doenças com o objetivo de aumentar o conhecimento da população sobre as mesmas, o Dia do Não Fumador serve para celebrar a saúde e felicitar todos os Portugueses que decidiram não fumar”. As palavras de Paulo Vitória sobre o tema que marca a data de hoje.

Dia do Não Fumador é dia de felicitar os portugueses
Notícias ao Minuto

20:00 - 17/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Tabaco

�O fumo do tabaco continua a ser, em Portugal e no mundo, o principal fator evitável de doenças crónicas, perda de qualidade de vida e mortalidade prematura. Está relacionado com doenças cérebro-cardiovasculares, cancro, doenças respiratórias e diabetes. No nosso país são atribuídas cerca de 12.000 mortes por ano ao consumo de tabaco e à exposição ao fumo ambiental de tabaco”. Paulo Vitória, psicólogo e professor no Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior sabe que o tabagismo ainda é um mal bem presente na nossa sociedade, mas sabe também que o esforço de largar o vício não é um processo fácil e por isso todos os que passam por tal mudança merecem ser felicitados.

É precisamente para isso que a 17 de novembro se celebra o Dia Nacional do Não Fumador. Como lembra o psicólogo, o dia foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros (Resolução n.º 35/84, de 11 de junho) que, então, instituiu o Dia Mundial do Não Fumador, “o dia de mais de 7 milhões de Portugueses que não fumam, participando ativamente na preservação da sua saúde e na promoção da saúde de toda a população”.

A data é de todos os ex fumadores, mas também se dedica a todos os fumadores que aceitem o convite para a mudança. Próximo do fim do ano, altura de resoluções e mudanças, diz o especialista que “o dia 17 de novembro surge como a data ideal para os Portugueses que fumam iniciarem a sua preparação para cessar esse comportamento”, e explica: “Uma preparação adequada, que é um dos principais determinantes do sucesso, deverá ter como objetivo principal resolver o conflito inerente a esta mudança. Quando o conflito se resolve, deixar de fumar torna-se fácil!”

O sucesso deverá pois ter como base o apoio do médico, eventuais medicamentos com indicação para a cessação tabágica bem como o apoio dos mais próximos. A par disso, também a motivação e atitude são fundamentais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório