Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro possíveis motivos por que sofre demasiado com a TPM

Conhecer os motivos e contorná-los, é assim que vai conseguir a tornar este período menos desconfortável.

Quatro possíveis motivos por que sofre demasiado com a TPM
Notícias ao Minuto

21:00 - 13/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Menstruação

A TPM ou Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que antecede a menstruação. Embora sofram (literalmente) de formas diferentes, todas as mulheres passam por um conjunto de sintomas físicos e emocionais que se devem a alterações hormonais que resultam em inevitáveis desconfortos para a vida de qualquer mulher.

Não há volta a dar. Há que aprender a viver com todo este desconforto que faz parte de ser mulher. Mas o certo é que há maus hábitos que podem estar a fazer com que sofra ainda mais com este problema.

A ginecologista Maria Elisa Noriler identifica-os, mas antes, explica que durante cada ciclo menstrual o organismo feminino passa por importantes mudanças como o aumento de estrogénio e queda de progesterona. Além disso, como as células nervosas são afetadas pela produção de hormonas femininas, há uma influência no aumento e queda mensal da produção de serotonina – hormona que leva à sensação de bem-estar.

“Cólicas, alterações de humor e retenção de líquido são alguns dos sintomas que podem surgir, porém dependem muito de mulher para mulher, e por isso podem ser muito evidentes em alguns casos e bastante discretos noutras”, explica a especialista.

Posto isto,  Maria Elisa listou algumas dicas relativamente ao que se deve fazer nos dias que antecedem a menstruação. É pois a falta de tal prática que mais se reflete numa TPM bem dolorosa:

Não pratica exercício físico regular: Atividades físicas, como musculação e corrida, liberam endorfina que traz a sensação de bem-estar e prazer, relaxa e ajuda no funcionamento de intestino. Os seus benefícios não são, de todo, físicos, e a libertação desta hormona é exemplo disto. “Outra dica é realizar atividades de alongamento como yoga, que auxilia na normalização dos níveis de adrenalina e no controle da ansiedade”, aconselha a especialista.

A sua alimentação não é a mais correta: Deve apostar em aveia, abacate ou banana. Estes alimentos são ricos em magnésio, nutriente capaz de realizar mais de 300 reações enzimáticas, que ajudam a relaxar o sistema nervoso e muscular. Outra vitamina que pode auxiliar durante este período é a que encontra nos vegetais escuros, que possuem grandes níveis de cálcio, responsáveis por diminuir as crises de cólica.

Consome bebidas alcoólicas: O álcool, assim como o chocolate, oferecem uma sensação de prazer imediata, mas o seu consumo acentua a retenção de líquidos e aumenta a irritabilidade, além de alterar o ciclo do sono da mulher, o que leva a sonolência em excesso ou, pelo contrário, insónias.

Os hidratos de carbono que consome não são integrais: O alto teor de fibra presente nos hidratos de carbono integrais evitam a prisão de ventre e certosdesconfortos gastrointestinais que se acentuam durante a TPM.

Mesmo com estes cuidados, por vezes acontece a mulher precisar de anti-inflamatórios ou tratamentos hormonais, por isso a ginecologista deixa a nota de que é muito importante consultar um especialista para obter maior sucesso no controle dos sintomas da TPM.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório