Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Desafio: Um dia inteiro sem açúcar. Acha que consegue?

O desafio é lançado a todos os portugueses como forma de alertar para os maus hábitos de consumo relativamente ao açúcar.

Desafio: Um dia inteiro sem açúcar. Acha que consegue?
Notícias ao Minuto

18:45 - 13/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Campanha

É amanhã, 14 de novembro, que se marca o Dia Mundial da Diabete, e é precisamente no âmbito desta data que o Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM)da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna desafia todos os portugueses a largar de todo o açúcar durante um dia – o de amanhã.

Estevão Pape, coordenador do NEDM, esclarece que “o desafio passa por convidar as famílias a realizar uma experiência de um dia em que não consumam alimentos açucarados, tais como bolos, doces, cereais, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre muitos outros”, e tem como fim sensibilizar para a necessidade de se optar por outras alternativas mais saudáveis – uma mudança que pode ser suficiente para prevenir a diabetes de tipo 2, que se carateriza por elevada quantidade de açúcar no sangue, tem como origem uma alimentação pouco cuidada e afeta, atualmente, um em cada três portugueses.

Esta proporção traduz-se num milhão de diabéticos no país, fora os 500 mil que não sabem se sofrem da doença, algo que se tem feito por alterar, com base na informação, já que existem diversas consequências associadas à diabetes como maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, angina do peito, insuficiência renal ou mesmo cegueira.

Os números são alarmantes e precisam de ser mudados. Ações de consciencialização como esta vêm neste sentido e dirigem-se a toda a família, mesmo a quem não sofra desta condição. Aliás, o tema do Dia Mundial da Diabetes para este ano é ‘Família e a Diabetes’, o que pressupõe um acompanhamento e apoio conjunto, que leve a um melhor estilo de vida para toda a família.

Além disso, especialistas esperam que ações como esta contribuam para “destacar o papel do especialista de Medicina Interna no contexto hospitalar e na promoção da discussão pública e científica ligada às diversas temáticas da saúde”, aponta João Araújo Correia, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório