Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

O azeite evita que a massa se ‘cole’. Verdade ou mito?

Os maiores especialistas em massa esclarecem a questão: Sim, os italianos.

O azeite evita que a massa se ‘cole’. Verdade ou mito?
Notícias ao Minuto

19:30 - 12/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dicas de cozinha

É para garantir que a passa se mantém solta até à hora de ser servida que muitos optam por, depois de escorrer a massa em que se cozeu a massa, deitar um pouco de azeite na mesma e mexer.

Será que este ‘truque’ tem de facto resultado? Não. É inútil e uma perda de tempo. Esta é a resposta de alguns chef italianos com quem o Lavanguardia se foi esclarecer.

Mas então, de onde veio tal hábito? O italiano Andrea Tumbarello, que tem alguns restaurantes em Espanha, explica que há quem opte pelo azeite como forma de completar o processo de preparação da massa pré-cozinhada, por ser mais ‘seca’ que a fresca, contudo, se se quer a massa ‘al dente’ (e este é o ponto de cozedura que todos devem querer para a sua massa), a aplicação do azeite é apenas “ridícula”, nas palavras do chef, pois o resultado de uma passa que ‘cole’ ou fique solta depende apenas do tempo de cozedura.

A par do tempo de cozedura, que deve ser o suficiente para que a massa fique apenas ‘al dente’, outro truque partilhado pelos especialistas italianos passa por reservar um pouco da água com que cozeu a massa: depois de escorrida, se reparar que a massa passou do ponto, finalize com um pouco de água.

Também a quantidade de água é relevante: por cada 100 gramas de massa, coloque um litro de água de deve ser o mais quente possível para que a massa coza rápido e da forma correta. Ou seja, para 500 gramas de massa vai precisar de cinco litros de água (e uma panela bem grande)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório