Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Usa lentes de contacto? Esta infeção pode causar cegueira e perda do olho

A ceratite por Acanthamoeba é uma doença rara grave. Trata-se de uma infeção crónica da córnea provocada pelo protozoário parasita Acanthamoeba spp.

Usa lentes de contacto? Esta infeção pode causar cegueira e perda do olho
Notícias ao Minuto

21:00 - 09/11/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Alerta saúde pública

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da ceratite por Acanthamoeba consistem na exposição do olho com lente de contacto à água, seja do chuveiro, mar, banheira, jacuzzi e piscina.

Segundo a reportagem difundida pela BBC News, vale salientar que, como o parasita gosta de viver nesse ambiente, qualquer pingo pode representar uma ameaça. O descuido com a higiene das mãos no manejo das lentes também ajuda na sua propensão.

Apesar de rara, a doença tem preocupado cada vez mais os especialistas de todo o mundo. O último alarme foi relatado recentemente no periódico científico British Journal Ophthalmology. Analisando dados no intervalo de 1984 a 2017, os investigadores descobriram um surto no país entre 2011 e 2017.

A literatura médica indica que os casos foram mais frequentes na década de 1980, nomeadamente nos Estados Unidos e no Reino Unido.

"Hoje em dia, atendemos entre dois a três pacientes por semana, o que é um número muito alto", afirma Denise de Freitas, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e professora do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em declarações à BBC.

De acordo com a especialista, a infeção por Acanthamoeba spp. tem um potencial devastador. "É tão violenta que pode levar à perda do globo ocular", alerta.

Os pacientes mais gravemente afetados (cerca de um quarto do total) acabam com menos de 25% de visão ou ficam cegos após um tratamento prolongado - pode durar até 10 meses. No geral, 25% dos casos requerem transplantes de córnea. Há ainda situações em que se torna necessário retirar o globo ocular e substituí-lo por uma prótese de acrílico ou um olho de vidro.

Sintomas e prevenção

Os sintomas da ceratite por Acanthamoeba, que, normalmente, afeta a população jovem e economicamente ativa, caraterizam-se sobretudo por uma sensação insistente de desconforto, ardor, comichão, fotofobia e lacrimejamento em apenas um ou nos dois olhos, o que faz com que seja facilmente confundida com outras doenças oculares.

Para evitar a ceratite por Acanthamoeba, o mais importante é não se expor à água quando estiver a usar lentes de contacto e ter muito cuidado com a higiene das mãos na hora da colocação.

Deverá ainda descartar a solução de desinfeção e limpeza das lentes usada diariamente, limpando-as com uma solução nova todos os dias, trocar os estojos a cada três meses e substituir as lentes nos períodos determinados pelo fabricante.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório