Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Bom dia! Beber café antes e depois desta hora… nem pensar, diz a ciência

Muitos indivíduos associam as manhãs ao cheiro do café acabadinho de fazer. Porém, nutricionistas e especialistas alimentares alertam que beber café logo ao acordar não é de todo o indicado… se pretende se sentir ainda em estado de alerta durante a tarde.

Bom dia! Beber café antes e depois desta hora… nem pensar, diz a ciência
Notícias ao Minuto

07:00 - 12/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cafeína

Consumir café imediatamente após acordar pode fazer com que sinta nervoso e agitado pouco tempo depois de o beber, e extremamente cansado nas horas que se seguem.

“Limite a ingestão de café quando acorda”, alerta a dietista registada e autora Laura Cipullo ao canal de televisão norte-amerciano CNBC.

Ao acordar o corpo produz elevadas quantidades de cortisol, também conhecida por hormona do stress, que por sua vez deixa os indivíduos em estado de alerta e de ansiedade.

Ao adicionar cafeína, substância que aumenta os índices de cortisol naquelas pessoas que já estão stressadas ou que ainda assim se encontram relaxadas, poderá ocorrer em ambas as situações uma sobre-produção de cortisol.

“Beba café na altura em que o organismo esteja a produzir menos cortisol, cerca de três a quatro horas após acordar”, recomenda Cipullo.

Por outras palavras, se se levanta entre as seis e as oito da manhã, consuma o seu café entre as nove e as onze.

Hora limite

De acordo com múltiplos estudos, não deve jamais beber café no final da tarde ou à noite.

A cafeína pode interferir com a boa qualidade do sono até seis horas após o seu consumo, provocando uma hora ou mais de insónias.

Como tal se pretende começar a relaxar e deitar-se por volta das 21 horas, então beber café após as 15 horas é uma péssima ideia. Aliás, alguns especialistas recomendam que pare de beber café tão cedo quanto as 14 horas.

Se ainda assim necessitar de um estímulo de cafeína a meio da tarde, então opte por beber chá preto, que contém cerca de metade da cafeína presente no café ou no chá verde, que tem um terço da quantidade.

E não se esqueça de beber água, evitando assim sentir-se letárgico e desidratado. Para além deste liquido não apresentar qualquer ameaça à sua rotina de descanso noturno.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório