Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cogumelos estimulam neurónios em área do cérebro ligada à memória

A conclusão é de investigadores da Universidade de Coimbra.

Cogumelos estimulam neurónios em área do cérebro ligada à memória
Notícias ao Minuto

16:38 - 08/11/18 por Ana Lemos

Lifestyle Investigação

Uma equipa de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) "descobriu que o cogumelo Coriolus versicolor aumenta a complexidade dos novos neurónios formados no hipocampo adulto, uma área do cérebro ligada à memória".

O estudo, publicado na revista Oncotarget, foi "realizado em murganhos (ratinhos) submetidos a uma dieta com a biomassa do cogumelo", tendo-se verificado "um aumento significativo do tamanho e arborização das dendrites (prolongamentos dos neurónios que permitem que estes comuniquem entre si) de novos neurónios formados no hipocampo adulto".

"A nossa descoberta sugere que este cogumelo poderá contribuir para o fortalecimento da reserva neurogénica e possivelmente da ‘reserva cognitiva’” aponta Ana Cristina Rego, investigadora do CNC e docente da FMUC, e co-responsável pela coordenação da investigação.

"Uma dieta que inclua este suplemento pode fazer parte de uma estratégia que favoreça o envelhecimento saudável, incluindo a prevenção de défices cognitivos associados ao processo de neurodegenerescência. Contudo, mais estudos pré-clínicos terão de ser realizados”, acrescenta Frederico Costa Pereira, investigador do iCBR e docente da FMUC, e co-responsável por este estudo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório