Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

É assim que vai ajudar quem sofre de ataques de pânico ou ansiedade

Não, dizer ‘calma’ não ajuda.

É assim que vai ajudar quem sofre de ataques de pânico ou ansiedade
Notícias ao Minuto

14:00 - 08/11/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Stress

Quando alguém se depara com uma situação de pânico, é bastante provável não saber como ajudar o próximo.

Embora ‘tem calma’ e ‘não te preocupes’ não ajude propriamente a quem está a sofrer de ansiedade ou mesmo pânico, muitas vezes falar ajuda nestes casos. Todavia, Ken Duckworth, especialista em saúde mental, alerta que aquilo que se diz pode, pelo contrário, piorar a situação.

Para que saiba o que dizer, e como ajudar, Duckworth aponta as cinco formas de orientar esta ajuda. Antes, o especialista esclarece que a ansiedade é algo que todo o ser humano sente em alguma situação, principalmente quando não se sofre de qualquer complicação mental. Serve para ajudar o corpo a evitar o perigo com sucesso, mas quando em excesso pode levar ao efeito contrário.

Eis como ajudar:

“Fala-me sobre alguma vez em que as coisas correram mal” - Quem já passou por algum ataque de pânico, provavelmente preocupa-se que tal aconteça novamente. Alguém de fora poderá ajudá-lo ao fazê-lo relembrar daquilo por que passou e o que seria necessário fazer no presente para evitar as falhas do passado. Este é um processo que normalmente ajuda, garantem os especialistas.

Garanta que o encoraja - Foque-se naquilo que a vítima está a fazer corretamente, bem como o que fez corretamente da última vez e que por isso vale a pena repetir. Vai lhe dar força para ultrapassar a situação

Ofereça apoio da maneira mais válida possível - Mantenha a calma e tome a responsabilidade por aquele momento. Procure saber como o terapeuta o ajudaria ou que exercícios lhe deu para se preparar para aqueles casos.

Partilhe experiências suas - Vai conseguir aproximar-se da pessoa que está a sofrer e pode evitar a ajuda do próximo e com quem precisa de sentir empatia.

“De que precisas” - Aquele que está a passar por um ataque de pânico pode saber exatamente o que o ajuda naquelas situações. Estará a ajudar se o providenciar o que pede, quer seja ir buscá-lo ao trabalho ou não julgá-lo – não questione os seus pedidos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório