Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Chá ou café, de que mais gosta… a sua pele?

Saiba o que aconselha a ciência para uma pele saudável e de aspeto jovem.

Chá ou café, de que mais gosta… a sua pele?
Notícias ao Minuto

13:15 - 07/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dermatologia

Demasiada cafeína traduz-se numa pele de aspeto envelhecido. É bem provável que já tenha ouvido este argumento no campo da beleza e cuidados faciais, que é defendido por muitos que aconselham que esta bebida seja substituída pelo chá verde, mais benéfico par a pele, mas a ciência tem uma palavra diferente a dizer.

Como refere o dermatologista Ricardo Ruiz, de Madrid, “não há sequer um estudo que demonstre que a cafeína seja mal para a pele”, cita o El País. Pelo contrário, comparativamente com o chá verde o café é mais rico em fenóis (um tipo de antioxidante) além de contrariarem a propagação de certas doenças coronárias, ou seja, relacionadas com as artérias que envolvem o coração.

A apoiar a ideia de que o café deve ser preferido ao chá, um recente estudo aponta a hipótese de que a cafeína tem um papel fundamental na prevenção de melanoma (tipo de cancro).

Mas se a cafeína não lhe agrada e é no chá que vê a sua bebida ‘obrigatória’, não pense que vai envelhecer mais rápido do que os amantes do café. O problema está sim em quem adota hábitos pouco saudáveis como tabagismo ou consumo de álcool frequente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório