Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Noite de pesadelos traz consequências físicas e psicológicas. Recupere

‘A próxima noite vai ser melhor’. Há mais a fazer além de acreditar nesta ideia.

Noite de pesadelos traz consequências físicas e psicológicas. Recupere
Notícias ao Minuto

11:30 - 06/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

Porque se deitou tarde, dormiu com todos os aparelhos tecnológicos junto à casa, deitou-se a pensar no trabalho ou viu uma série que o assustou… muitos podem ser os motivos por que se sofre com pesadelos durante a noite.

Este mau estar que impede um sono profundo e ininterrupto traz mais consequências além de um mau humor matinal. Como explica o The Cut, mesmo que os pesadelos não sejam muito comuns ao seu caso, quando tal acontece reflete-se em mau estar durante o dia, que se resume normalmente em ansiedade e muitas vezes leva a que se fique a pensar naquilo em que se sonhou – quanto mais real parece um sonho, ou pesadelo, mais comum é ficar-se a pensar no mesmo. Em casos extremos, este acumular de stress e ansiedade chega mesmo a levar a ataques cardíacos.

Para contrariar estes momentos, Alice Robb, que estuda os sonhos e publicou o livro ‘Porque sonhamos: O poder transformativo da nossa jornada noturna’, aponta algumas estratégias como a de treinar para garantir sonhos mais lúcidos. “Se as pessoas aprenderem a tornar-se mais conscientes nos seus sonhos, podem conseguir acordar quando quiserem ou mesmo mudar o caminho dos sonhos’ - uma técnica que a autora baseia num estudo de caso.

Outras técnicas para que não sofra durante o dia seguinte aos pesadelos passa por escrever sobre aquilo com que sonhou. Desta forma, irá racionalizar sobre a ideia de sonho e afastá-la da realidade. Ao perceber que ‘foi só um sonho’, literalmente, mais facilmente irá afastar tais pensamentos.

Em vez de escrever, pode também falar sobre os mesmos com alguém. A ideia é a mesma: ao verbalizar os sonhos com um ou dois amigos, vai ajudar a perceber as emoções que resultaram no pesadelo em questão e, assim, aprender a lidar com o mesmo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório