Apêndice pode estar na origem do desenvolvimento de Parkinson

Retirar o apêndice reduz em quase 20% o risco de vir a ter Parkinson, apontam especialistas.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
05/11/2018 13:00 ‧ 05/11/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Doença

A doença de Parkinson, que atinge o cérebro, deve-se à acumulação de proteínas tóxicas que matam variados nervos presentes neste órgão, particularmente aqueles que se associam ao movimentos.

Algumas destas proteínas podem vir do sistema digestivo, nomeadamente do apêndice, aponta um estudo publicado na Science Translational Medicine por um grupo de cientistas norte americano.

Como explicam os especialistas, que reconhecem não ser totalmente entendida a função do apêndice - pequeno órgão que pertence ao sistema digestivo - é a proteína alfa-sinucleína a possível responsável pelo desenvolvimento da doença degenerativa em estudo. Tal proteína passa do nervo que coneta o trato gastrointestinal (onde fica o apêndice) até ao cérebro, onde desenvolve efeitos neurotóxicos.

Tal suposição leva a crer que a origem do Parkinson pode não estar no cérebro, como geralmente se acredita, e prova disto é a presença de proteína alfa-sinucleína no cérebro, bem como os positivos dados apresentados que provam que a ausência do apêndice reduz em 19% o risco de se vir a desenvolver Parkinson, contudo, no caso de indivíduos que já apresentavam sintomas desta doença, o retirar o apêndice não tem qualquer efeito a nível de melhorias de saúde.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas