Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Saiba como o plástico atua (negativamente) no desenvolvimento infantil

Em fase embrionária, as desvantagens são apontadas ao flalato, um grupo de compostos químicos utilizado em inúmeros objetos para deixar o plástico mais maleável.

Saiba como o plástico atua (negativamente) no desenvolvimento infantil
Notícias ao Minuto

09:15 - 05/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Saúde Infantil

As desvantagens do flalato já haviam sido apontadas, nomeadamente a nível de risco de cancro e outras complicações nos pulmões, fins e fígado, mas porque o consumo de plástico continua a ser exagerado, e os químicos de que se fala são considerados os mais comuns entre plásticos, a JAMA Pediatrics desenvolveu um estudo onde se ficou no caso de mulheres grávidas, sua utilização de produtos do flalato e consequências na saúde da criança.

Desenvolvimento tardio a nível da linguagem foi o ponto mais relevante desta investigação, que duplica no caso de crianças cujas mães optam com grande frequência por plásticos com flalato, bisfenol ou BPA. Ora, tais compostos estão presentes não só em garrafas de água e conteúdos de plástico para comida mas também em vernizes de unhas, alguns materiais dentífricos, enlatados, produtos de cabelo, certos soalhos e mesmo alguns brinquedos infantis, o que torna quase impossível a eliminação destes químicos no dia a dia de muitos, principalmente no caso da amostra analisada, proveniente dos Estados Unidos e Suécia.

Das conclusões apresentadas a semana passada, na BBC, ressalve-se mais uma vantagem à opção de se seguir a missão plástico zero. Mesmo que seja impossível alterar tal hábito de um dia para o outro, cada vez são mais as opções para que se reduza a utilização deste material seja ao optar por sacos de pano, por comprar certos alimentos a granel, optar por escovas de dentes de bambu ou champôs sólidos, apenas para referir alguns dos exemplos mais comuns.

A associação entre flalato e desenvolvimento de linguagem tardia deve-se à facilidade com que os químicos passam através da pele. Este parece ser um aspeto que transcende outros como escolaridade ou ambiente em que se vive, uma vez que os resultados entre o caso americano e o europeu foram bastante semelhantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório