Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O motivo por que rói as unhas pode ser mais grave do que se pensa

Nem sempre é reflexo de um estado de ansiedade.

O motivo por que rói as unhas pode ser mais grave do que se pensa
Notícias ao Minuto

08:30 - 05/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Vícios

Roer as unhas é um comportamento normalmente associado ao nervosismo. De facto, tal atitude é um vício para alguns que – tanto em momentos de ansiedade como de distração – roem as unhas ou arrancam as pequenas peles que nascem junto às mesmas. O motivo, explicam especialistas, está no facto de as unhas conterem queratina, composto que muitos consideram relaxantes.

Este é um aspeto bastante comum, principalmente em alturas de maior stress, mas o problema acresce quando a frequência é demasiado grande, nos quais é possível falar de casos de distúrbio impulsivo de controlo , como é o caso da Tricotilomania, o distúrbio de que sofre a modelo Sara Sampaio e que se refere ao ato constante de arrancar o próprio cabelo. Escoriação é outro caso semelhante, que se distingue por rasgar compulsivamente a pele, e onicofagia, mais especificamente, refere-se ao ato de morder e arrancar parte das unhas. Na tentativa de se contornar o problema, estes tipos de distúrbios podem ser confundidos.

Comum a todos eles é a visão que o indivíduo tem de si próprio acerca deste aspeto que não vê como algo negativo, ainda assim, tenta ocultar os seus efeitos que podem chegar a casos bastante graves como calvície, exposição de músculo ou falta de proteção e sensibilidade nos dedos.

Quanto à solução, não há uma que se aponte como ideal, mas sendo este um possível problema de ansiedade e stress, acompanhamento psicológico será uma possível forma de se resolver o problema.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório